12 AGO 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura inicia capacitação dos professores para uso dos novos equipamentos de tecnologia em salas de aula
Lousas Interativas, Projetores inteligentes e notebooks aos professores fazem parte do pacote de investimentos da Prefeitura na área de Tecnologia para Educação, além das demais secretarias municipais, como Saúde, para mais agilidade e eficiência no atendimento dos serviços públicos à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 15 de agosto, e até o dia 13 de setembro, coordenadores e professores de EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica), da Prefeitura de Valinhos, irão participar de um treinamento específico para a utilização das lousas digitais e, numa segunda etapa a ser marcada, também dos projetores inteligentes, recém adquiridos pela Prefeitura de Valinhos, na gestão da prefeita Capitã Lucimara. Este treinamento tem o objetivo de instruir os professores sobre os ganhos e facilidades que os novos equipamentos permitem para agregar ainda mais qualidade ao ensino público municipal, com integração entre Tecnologia e Educação. Os investimentos compõem os Programas Valinhos Mais Conectada e Valinhos Educação Inovadora, com investimentos de mais R$ 10 milhões que, entre outros materiais, foram utilizados para instalação de novos computadores, lousas digitais interativas, notebooks e projetores inteligentes para as salas de aula da Educação.

Ainda, estes investimentos da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Tecnologia e Qualidade, também estão sendo realizados nas secretarias municipais, como a Saúde, para ampliar a implantação do prontuário 100% eletrônicos dos pacientes, com ganhos na agilidade e fim da espera por marcação de consultas, e outros benefícios à população na área da Saúde e na prestação dos serviços públicos em geral, na sequência dos investimentos em Tecnologia e Inovação na administração pública municipal de Valinhos.

“Nossos educadores já possuem ampla capacitação acadêmica para ministrar as suas aulas em todos os níveis educacionais e estes novos equipamentos irão agregar, ainda mais, nas dinâmicas pedagógicas e na qualidade do acompanhamento das aulas pelos alunos, com apresentação de conteúdo de forma mais criativa, conforme cada disciplina e conteúdo, e ainda aproximando das ações do dia a dia, interligados aos novos projetos pedagógicos que tem sido implantados desde o início do ano, com foco no raciocínio, criticidade e qualidade na formação dos nossos alunos”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

A formação será de forma presencial e o curso realizado no Horário de Atividade Coletiva (HAC), conforme cronograma, previamente planejado com os coordenadores pedagógicos, sem prejuízo ao conteúdo programático dos alunos.
Segundo a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, os equipamentos digitais irão contribuir inclusive para a continuidade do processo de recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia da Covid-19.

“Estamos investindo na qualidade educacional, nas novas salas de recursos para a Educação Especial, compra de materiais paradidáticos, entre diversas outras ações e desta forma avançarmos nas ações científicas, dos programas de leitura, dos jogos de raciocínio, na criticidade dos nossos alunos, enfim, proporcionando para que eles recebam o melhor ensino, sustentando nestes nossos novos projetos pedagógicos e na formação contínua promovida junto aos educadores”, comentou a secretária.

Além das lousas digitais interativas e projetores inteligentes, foram adquiridos também 1247 desktops e 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação). Os projetores inteligentes, que começam a serem preparados para instalação, também são chamados de smart projetor, que possuem wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos