12 AGO 2022
SERVIÇOS PÚBLICOS
Por mais vagas em creche, Prefeitura avança nas obras que vai transformar a escola Emely Tófolo Machado em creche

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, avançou esta semana com as obras de reforma e ampliação do prédio da antiga EMEB Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava, que será transformado em uma nova CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) com capacidade para atender mais de 80 crianças, diminuindo o déficit de vagas de educação infantil na cidade. A obra segue o cronograma previsto, estando nesta fase na montagem e colocação dos encanamentos de água e esgoto.

“Estamos trabalhando para oferecer mais vagas em creches e acabar com a fila de espera em Valinhos. Esta ação faz parte de uma série de investimentos na área da Educação para 2022, que além das novas vagas, inclui também a instalação de computadores e lousas digitais, formação contínua de educadores, implantação de novos projetos pedagógicos com a inserção de kits de materiais pedagógicos, para trabalhos com os alunos em sala de aula e com a família, reforço escolar e recuperação para os alunos que tiveram prejuízos no aprendizado em função da pandemia da Covid-19”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Na Emely Tófolo Machado as obras incluem ampliação da cozinha, com adequações às normas sanitárias, adequação das salas, para atendimento de aproximadamente 80 alunos de maternal 1 e 2, criação de sanitários para a faixa etária a ser atendida, adequação para acessibilidade e novo layout para secretaria, diretoria e sala de professores, com a inclusão do antigo centro comunitário à futura CEMEI.

“Esta é a terceira creche municipal que será entregue para reduzir o déficit de vagas de educação infantil na cidade. Nos meses de maio e junho, inauguramos as CEMEI’s localizadas nos bairros São Luís e Nova Palmares, com capacidade para 150 crianças em cada, que já entraram em funcionamento em fase de adaptação. Essas unidades, somadas a Emely Tófolo Machado, atenderão aproximadamente 380 alunos quando estiverem funcionando com 100% de capacidade”, comentou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.