06 SET 2022
EDUCAÇÃO
7 de Setembro: EMEB Governador Franco Montoro receberá autoridades municipais em comemoração aos 200 anos da Independência
Foto Noticia Principal Grande
Alunos da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori durante ensaio para o ato cívico de 7 de Setembro
Atos cívicos acontecem, simultaneamente, em 37 unidades escolares de Valinhos nesta 4ª feira

Valinhos prepara, para esta quarta-feira, 37 atos cívicos simultâneos nas escolas municipais, com a presença dos alunos, pais e comunidade escolar. Numa delas, na EMEB Governador André Franco Montoro, no Bom Retiro, a celebração especial ao Bicentenário da Independência no 7 de Setembro irá contar com a presença das autoridades municipais, a partir das 8h30 no feriado desta quarta. Para a abertura oficial, estão previstas uma série de apresentações que incluem a Orquestra Jazz Sinfônica da Secretaria de Cultura, da Guarda Bandeira da GCM ligada à Secretaria de Segurança Pública, além do lançamento dos concursos de desenho e redação na Rede Municipal.

“Parabenizo a todos os profissionais da Educação, aos alunos, aos pais, enfim, toda a comunidade escolar pela organização e, com certeza, ampla participação nesta festa do Bicentenário, que valoriza a nossa história”, afirma a prefeita que ainda destaca a retomada das comemorações cívicas. “Também estamos muito felizes de poder retomar e honrar as comemorações cívicas de 7 de Setembro nas escolas municipais após 3 anos quando eventos com maior público foram restritos em função da pandemia da Covid-19”.

Dentre as atividades previstas na programação da abertura oficial na EMEB do Bom Retiro, a partir da 8h30, estão a entrada das Bandeiras pela Guarda Bandeira da GCM; hasteamento das bandeiras pelos alunos, execução dos hinos Nacional, de Valinhos e da Independência pela Orquestra Jazz Sinfônica da Secretaria de Cultura; lançamento dos concursos de redação e desenho do Bicentenário da Independência; apresentações de música com diversos instrumentos musicais como flauta e acordeon; leitura de cordel, apresentação de alunos caracterizados de personagens históricos; exposição de trabalhos temáticos dos alunos da Educação Infantil da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori (Bom Retiro).

“Preparamos todas as atividades para a celebração dos 200 anos da Independência do nosso país com segurança na comunidade escolar e buscando o resgate do sentimento cívico em nossos alunos. As atividades começaram desde o dia 1º de setembro e serão promovidas até o fim do mês, período em que todas as escolas vão trabalhar em suas atividades pedagógicas a importância da Independência do Brasil em seu contexto histórico”, destaca a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

O diretor da EMEB Governador André Franco Montoro, Alceu Bento Petenuci Junior, ressalta o trabalho de todos na preparação do evento da escola, assim como em todas as demais. “A comunidade escolar de Valinhos está feliz pelo retorno das comemorações neste momento histórico da Independência do nosso País. É uma oportunidade de resgatar junto aos alunos, suas famílias, à comunidade, um pouco do trabalho desenvolvido nas escolas com relação ao respeito à cultura e história do Brasil que é muito bonita, cheios de conquistas e lutas e que deve ser valorizada sempre pelo nosso povo”.

Acesse o link para ver a programação completa das comemorações de 7 de Setembro pela rede municipal de ensino de Valinhos: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/53213/7-de-setembro-escolas-municipais-de-valinhos-ensaiam-programacao-especial-em-comemoracao-ao-bicentenario-da-independencia/
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos