19 SET 2022
GABINETE DA PREFEITA
Prefeitura doa mensalmente 10 enxovais novos de bebês, em média
Quando a Lorena Emanuelle chegar, terá um enxoval completo, inclusive com uma bonequinha de pano. A doação é feita pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Valinhos, que monta kits às futuras mães que estão em estado de vulnerabilidade de Valinhos. Por mês, estima-se que sejam doados 10 enxovais, para valinhenses a partir de 36 meses de gravidez, acompanhada de pré-natal e documentos pessoais. O material é fruto das vendas dos bazares do órgão, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade.

“O kit é feito com muito amor às mamães e aos recém-nascidos. Um bebê deve ser acolhido desde muito antes de seu nascimento e queremos contribuir com esta boa acolhida”, explica a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Seguindo o plano de governo da prefeita, o Fundo Social monta os kits de enxovais com roupinhas, sapatinhos, macacãozinhos, mamadeira, fraldas e outros. “Estamos aqui para acolher a futura mãe e bebê em seus primeiros meses de vida”, comentou o diretor do Fundo Social, Fábio Cuono. Segundo ele, há mês que chega a sair 20 kits.

O enxoval é feito com material novo, que são comprados com as vendas do Bazar da Sede e do Bazar da Rodoviária. Há kits para meninas e meninos, distintamente. Para poder ter acesso aos kits é preciso a gestante apresentar comprovante de residência de Valinhos, documentos pessoais, como RG, e o pré-natal. “É preciso que a gestante esteja com 36 meses de gravidez”, acrescentou o diretor.

Como os bebês crescem rapidamente, quem quiser doar as roupinhas é bem-vindo, que serão repassadas aos bebês maiores. “Quando recebemos doações, fazemos a seleção e higienização aqui no Fundo Social, para depois doar aos bebês e crianças maiores”, explicou o diretor.

Vem bebê
A futura mamãe Jaqueline Antunes Ferreira Oliveira, de 25 anos, moradora do São Marcos, foi agraciada com um enxoval para menina, enquanto aguarda a chegada da Lorena Emanuelle. “Estou com 36 meses e cinco dias. Eu fico feliz de poder receber este kit. Ajuda muito e é feito com muito amor”, acredita Jaqueline, que já tem dois outros filhos.