22 SET 2022
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Valinhos avança em mais uma etapa das obras da futura Cemei Emely Tófolo Machado visando ampliação das vagas em creche
As obras no prédio da antiga escola Emely Tófolo Machado, no Capuava, em Valinhos, que está sendo transformado para abrigar uma CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e ampliar a oferta de vagas nas creches da cidade, seguem em mais uma etapa nesta semana com a colocação dos contramarcos das janelas e portas, construção das paredes para a ampliação da cozinha, além da fundação da rampa de acesso ao parque. Com as obras de reforma e ampliação da unidade, serão ofertadas mais 80 vagas pela Prefeitura, que somadas às entregas em maio e junho das CEMEI’s do São Luiz e Nova Palmares, atenderão aproximadamente 380 alunos quando estiverem funcionando com 100% de capacidade. A supervisão das obras é da Secretaria de Educação que prevê a entrega para janeiro de 2023.

A prefeita Capitã Lucimara destaca que a obra de reforma e ampliação do prédio para a implantação da nova CEMEI faz parte de uma série de investimentos na área da Educação para 2022, dentro do Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora. “Além das novas vagas em creches para acabar com a fila de espera em Valinhos, os investimentos incluem a instalação de computadores, lousas digitais e projetores nas escolas, formação contínua de educadores, implantação de novos projetos pedagógicos com a inserção de kits de materiais pedagógicos, para trabalhos com os alunos em sala de aula e com a família, reforço escolar e recuperação para os alunos que tiveram prejuízos no aprendizado em função da pandemia da Covid-19”, detalha a prefeita Capitã Lucimara.

Conforme a Secretaria de Educação, os serviços já executados seguem dentro do cronograma previsto e já incluíram as instalações hidráulicas da cozinha, colocação da massa única das paredes que foram levantadas, implantação de caixa de passagem da rede de esgoto, execução dos encanamentos, alvenaria de divisa entre salas, nivelamento da área externa para a ampliação da cozinha, além da fundação da ampliação da cozinha.

Para a próxima semana, como explica o encarregado da obra, José Thomaz Lucas, nesta etapa da fase estrutural estão programadas a sequência das instalações das rampas de acessibilidade, interligação de água fria e início da construção das lajes nas áreas que estão sendo ampliadas. “Calculamos que ao menos 30% das obras já estão implantadas e tudo está sendo feito dentro da programação inicial conforme o projeto de reforma e ampliação do prédio”, diz.

O projeto também prevê adequações às normas sanitárias, adequação das salas, para atendimento de aproximadamente 80 alunos de maternal 1 e 2, criação de sanitários para a faixa etária a ser atendida, adequação para acessibilidade e novo layout para secretaria, diretoria e sala de professores, com a inclusão do antigo centro comunitário à futura CEMEI.

“A CEMEI Emely Tófolo Machado no Capuava será a terceira creche municipal que será entregue dentro do plano de ação da prefeita Capitã Lucimara para reduzir o déficit de vagas de educação infantil na cidade. Nos meses de maio e junho inauguramos as CEMEI’s dos bairros São Luís e Nova Palmares, com capacidade para 150 crianças em cada uma que, somadas à nova estrutura que estamos preparando nesse antigo prédio, atenderão aproximadamente 380 alunos quando estiverem funcionando com 100% de capacidade”, informa a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos