26 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Civil Municipal recebe certificação do Exército para oferecer curso de arma longa

Os GCMs João Carlos e inspetor Pelegrini foram certificados pelo Ministério da Defesa e Exército Brasileiro em capacitação para instrutor de tiro com arma longa semi-automática, em curso realizado no início deste mês no 22° Batalhão Logístico Aeromóvel, em Itapevi, com participação de corporações de outras cidades do Estado de São Paulo. Com mais esta qualificação, em breve as equipes especializadas receberão o curso para operar o armamento foco da instrução.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy destacou a importância de qualificação profissional da corporação com mais esta certificação. "Estamos investindo para equipar nossa Guarda Civil Municipal e deixar a população cada vez mais segura. O uso de armamentos diferenciados e mais potentes fortalece a tropa e impõe respeito, oferecendo assim melhores resultados em ações de prevenção. E agora vamos trabalhar para que todos os guardas aprendam a operar o equipamento", disse.

De acordo com o inspetor GCM ,Pelegrini foram transmitidos instruções acerca das características do armamento, manuseio e segurança, posicionamento corporal e deslocamento, manutenção preventiva, solução de panes, cadência de tiros, entre outros pontos para o bom funcionamento e aproveitamento das funções da arma. "Para os guardas municipais é um novo momento pois eles vão lidar com uma arma longa de alta performance, e no treinamento que vamos transmitir é importante a familiarização para melhor emprego da arma em defesa da população", explicou o inspetor.

Recentemente os agentes da Guarda Civil Municipal passarem por um curso de reciclagem sobre disparos com arma de fogo de diversos calibres, voltados para todos os níveis de graduação e atuação, cumprindo a Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais, editada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça. Em sala de aula, na base da corporação, grupos de guardas recebem as instruções teóricas sobre cuidados de segurança, posicionamento de tiro e características dos armamentos, e na sequência executam a parte prática no Centro de Treinamento Prático Ambiental. O objetivo foi manter os agentes atualizados e treinados numa das atividades de segurança que exige mais cuidados no dia a dia do trabalho, que é a utilização e manuseio de armamentos.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, lembrou que a Prefeitura de Valinhos e a Guarda Civil Municipal de Valinhos seguem estritamente a Matriz Curricular Nacional para as Guardas Municipais, editada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça nos treinamentos dos agentes, que prevê que a instrução de tiro deve ser dividida em teoria e prática, ensinando fundamentos, posições de tiro, cadência de tiro, prática em ambiente simulado, virtual ou não, e, por fim, realizar um modelo em que o profissional sinta-se em um ambiente real. "Nossa preocupação é com a vida dos nossos agentes, proteção da população e cidade segura. Os treinamentos seguem nestes objetivos", afirmou Cruz.

"Buscamos a todo momento aperfeiçoar a corporação com treinamentos teóricos e práticos. Não passa um mês sequer, ou uma quinzena, que os agentes não são chamados para sala de aula para receber instruções, seja para atualização de legislação ou mesmo para assuntos mais técnicos do dia a dia da segurança. E isso reforça a consciência dentro de cada um sobre seu papel na segurança da população e da cidade", salientou o comandante da Guarda Civil Municpal, Aparecido Ignácio.