27 SET 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
27 de Setembro – Dia Mundial do Turismo: Prefeitura de Valinhos fomenta o desenvolvimento econômico com foco em vários segmentos turísticos

Em 27 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida pela Organização Mundial do Turismo, em 1980, para ressaltar a importância dessa atividade no cenário global. O turismo impacta diversos segmentos, como hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços, gerando renda, emprego, desenvolvimento e valorização cultural. É com essa importância como atividade econômica que a Prefeitura de Valinhos busca fomentar o turismo no município e tem promovido uma série de ações dentro do Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos.

“Comemoramos essa data com muita alegria e parabenizamos a todos os agentes que trabalham pelo turismo no nosso município. A Prefeitura tem atuado fortemente para que Valinhos conquiste seu espaço e seja cada vez mais reconhecida no cenário turístico da região. E já colhemos um importante fruto neste ano. Como méritos recentes, destacamos o reconhecimento do Conselho Municipal de Turismo junto ao Ministério do Turismo e a homologação de Valinhos no Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA). Essas certificações são de suma importância para validações de projetos e integração nos programas do Mtur, como município reconhecido pelo Governo Federal como Turístico, dentro da região turística dos Circuitos das Frutas. É uma conquista inédita para a cidade, com reconhecimento nacional”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Para a prefeita, o certificado do SISMAPA é importante para Valinhos, porque faz com que o município seja reconhecido no Mapa Turístico, trazendo mais investimentos para o turismo da cidade, que é conhecida como a Capital do Figo Roxo, inclusive, e promove a tradicional Festa do Figo e Expogoiaba. “Estamos preparando para o próximo ano a primeira festa após dois anos de pandemia, então estamos colocando todo o nosso carinho, empenho e temos muita expectativa para esse retorno tão esperado na cidade”, diz ainda a prefeita Capitã Lucimara.

“Valinhos desponta no cenário turístico com foco nos negócios e na sua vocação rural. Concomitantemente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, também tem apoiado iniciativas para o desenvolvimento de outros segmentos, como o turismo de eventos, gastronômico e religioso. Para isso, a administração municipal vem atuando juntamente com o Consórcio Intermunicipal do Circuito das Frutas e com o Grupo de Trabalho de Turismo da Agemcamp, a Agência Metropolitana de Campinas, a fim de unir esforços para o desenvolvimento da atividade em nossa cidade”, destaca o secretário da pasta, Rafael Agostinho.

O secretário ainda salienta que outra ação de relevância da atual gestão é a parceria da Prefeitura com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) oferecendo cursos para agentes de turismo, como foi o último workshop “Design de Experiências Turísticas”, no início de setembro. “Essas capacitações incentivam o empreendedorismo e as iniciativas de fomento ao setor”, avalia o secretário.

Outro ponto importante a se elencar é a parceria com a USP (Universidade Estadual de São Paulo), para elaboração do Plano Diretor de Turismo. “Por meio deste plano, o município formalizará o inventário dos atrativos e empreendimentos de interesse, além de nortear as ações de aprimoramento. No momento, o projeto está em debate na Câmara Municipal, aguardando o aval para implementação”, informa o responsável pelo setor de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Nicholas Grahan de Jesus, que também destaca outras ações positivas.

“Ressalta-se inclusive a necessidade da adesão dos estabelecimentos de serviços turísticos ao Cadastur, que é o sistema nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O cadastro garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista. É executado pelo Ministério do Turismo, em parceria com os órgãos oficias de turismo, nos 26 estados e no Distrito Federal”, informa Nicholas.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos