27 SET 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos promove o 1º Agiliza Agro para orientações fiscais aos agricultores

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e em parceria com a Secretaria da Fazenda, promoverá nesta quinta-feira, dia 29, das 14h00 às 17h00, no Camping Macuco (Estrada Municipal Governador Mário Covas, snº – Km 4,6, bairro Macuco), o evento Agiliza Agro com a participação dos produtores rurais do município, com o apoio do Sindicato Rural de Valinhos. O objetivo do evento gratuito, é levar orientações aos agricultores locais sobre uma série de atividades fiscais. Também foram convidados a participar da ação representantes de associações rurais, sendo a Associação Agrícola de Valinhos e Região, AMARCA (Associação dos Moradores dos Bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari), Associação da Reforma Agrária e Associação Nipo Brasileira do Bairro Macuco.

Segundo a prefeita Capitã Lucimara, é importante que todos os agricultores da cidade possam participar do evento que será bem esclarecedor e integra as atividades do Programa Municipal Valinhos Agro criado em seu governo e que oferece apoio ao homem do campo e à agricultura familiar. “O Agiliza Agro é uma determinação que temos para facilitar e apoiar os produtores rurais em várias situações fiscais e fazendárias, necessárias para a regularização de seus negócios como empreendedores do agronegócio”, convida a prefeita.

Entre os temas a serem levados para orientações pelos técnicos da Prefeitura estão esclarecimentos sobre emissão de nota fiscal e a vantagem desta emissão; custos de emissão de nota fiscal; auxílio na emissão da declaração do ITR (Imposto Sobre Propriedade Territorial Rural), tributação, entre outros.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, este será um primeiro contato com os agricultores de Valinhos que nunca tiveram a oportunidade antes de tratarem destes temas tão importantes diretamente com o poder público municipal.

“O objetivo é estreitar esse relacionamento com os produtores rurais, levando os serviços fiscais e esclarecimentos mais próximos deles. Será um ganho tanto para eles como para a Prefeitura, pois vamos mostrar a eles quais as vantagens que eles podem ter inclusive para uma futura emissão do CAF, que é o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, um requisito básico para o agricultor familiar e para o empreendedor familiar rural, bem como qualquer de suas formas associativas de organização da agricultura familiar acessarem as diversas políticas públicas voltadas para o incentivo e a geração de renda”, destaca o secretário Rafael.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos