28 SET 2022
Canil da GCM mostra atuação em eventos da cidade

O final de semana da equipe de Canil da Guarda Civil Municipal de Valinhos foi agitado na cidade, com participações em eventos para mostrar o trabalho da corporação e habilidades dos agentes k-9. No sábado, dia 24, a participação foi na 3ª Etapa do Campeonato Sudeste de Mondioring, realizado no campo do Clube São Cristóvão pela CNM (Comissão Nacional de Mondioring) e também da 1ª Prova de Mondioring de Valinhos, cujo esporte tem por finalidade destacar as aptidões dos cães. Já no domingo, o Canil participou do encerramento da Semana Nacional de Trânsito na Praça Washington Luiz, promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

"Essas atividades são importantes para que a Guarda Civil Municipal demonstre seu trabalho e atuação, e no caso do Canil para manter os cães k-9 familiarizados com o público. Em determinadas ocorrências policiais, o cão é obrigado a atuar em meio às pessoas e aglomerações e, com sua participação em apresentações, ele vai trabalhar tranquilamente sem sobressaltos", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Esporte internacional praticado desde os anos 80, o mondioring tem por finalidade destacar as aptidões dos cães, a qualidade do seu adestramento, o controle do seu condutor e, sobretudo, o patrimônio genético do cão. De acordo com a CNM, o programa foi constituído por três tipos de provas, que se desenrolaram na ordem: exercícios de obediência, exercícios de saltos e exercícios de proteção.

A equipe de Canil, formada pela subinspetora GCM Mara e guardas Tonini e Lopes, apresentaram em ambos eventos o Show Dog com os agentes K-9 Colt, Wisky e Aladim, mostrando habilidades em faro de entorpecentes, trabalho de proteção ao guarda municipal numa abordagem de risco e detenção de suspeitos e outras atividades de destreza de movimentos.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, salientou que a corporação estará sempre de portas abertas para mostrar as habilidades de suas equipes, que tem como base a proteção do cidadão valinhense. "Nossos grupamentos específicos praticamente atendem atualmente a todas as necessidades em questão de segurança", destacou Ignácio.

O secretário Osmir Cruz destacou que essa aproximação que acontece com a sociedade por meio de eventos e apresentações é muito importante, pois destaca o papel educativo e social da Guarda Civil Municipal ao mesmo tempo que desperta nas crianças e jovens a consciência de ajudar na segurança da cidade. "De certa forma, estamos criando uma cultura nas famílias de que ser parceiro das instituições de segurança é importante para o bem estar comunitário", disse Cruz.