28 SET 2022
SAÚDE
Na programação do Setembro Amarelo, Prefeitura realiza palestra no Grupo Rosa e Amor

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu nesta quarta-feira (28), uma palestra com o tema “Renovando a vontade de viver” para as mulheres assistidas do Grupo Rosa e Amor. A ação faz parte da programação do Setembro Amarelo 2022, que busca a conscientização, principalmente para os jovens da cidade, sobre a valorização e importância da vida.

“Essa palestra para as mulheres assistidas no Grupo Rosa e Amor tem o objetivo de ajudar e oferecer uma palavra de conforto a elas, que enfrentam o câncer, essa doença tão difícil. Esse apoio muitas vezes, salva vidas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A palestra abordou temas como a valorização da vida, a importância do presente, a mágoa no cotidiano e o entendimento da felicidade, alguns dos aspectos importantes que promovem e controlam a saúde mental do ser humano.

O Grupo Rosa e Amor é uma associação que assiste e atende a todos os cânceres da mulher, incluindo o câncer de mama e o câncer ginecológico. O grupo oferece o apoio de voluntárias que também passaram pelo câncer, além de atendimento de enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, serviço social, terapias integrativas e orientação jurídica. Todas estas atividades visam melhorar sua qualidade de vida.

“Estamos chegando ao fim deste mês tão importante para a área da Saúde Mental, no qual buscamos, de forma didática e leve, conscientizar sobre a valorização da vida. O encerramento será com um seminário que tem o tema ‘Repensando e Valorizando a Vida’ na próxima sexta-feira”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Palestra: o valor da vida na terceira idade

Na última quarta-feira (21), a equipe da Saúde Mental da Prefeitura de Valinhos promoveu uma roda de conversa com o tema “O valor da vida na terceira idade”, para os participantes do Centro de Convivência do Idoso, dentro da programação do Setembro Amarelo.

Foram abordados os aspectos que favorecem a saúde mental, como sono, alimentação, rede de apoio, além de como ter uma vida mais ativa, como lidar com sentimentos. Os idosos apresentaram grandes contribuições durante a roda de conversa, visto que são muito ativos.

Programação Setembro Amarelo

30 de setembro – Seminário Repensando e Valorizando a Vida
13h00 - Recepção e abertura com André Luiz Rosa e poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes;
13h30 - “Ouvindo vozes” - Leonardo Duart Bastos, psicólogo e psicoterapeuta
14h30 - Intervalo
15h00 – "Prevenção: saber, acolher e intervir” - Dr. Celso Garcia Junior, médico psiquiatra
16H00 – Encerramento