28 SET 2022
EDUCAÇÃO
Merenda escolar na rede municipal de Valinhos atende a critérios do Plano Nacional de Alimentação Escolar

A Prefeitura de Valinhos, com a supervisão da Secretaria de Educação, tem aprimorado no fornecimento da merenda escolar da rede municipal de ensino sempre visando pela qualidade dos alimentos e dentro dos padrões exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, que estabelece uma série de critérios nas quantidades, frequência e valores nutricionais adequados. Por dia são servidas 15 mil refeições em todas as unidades escolares da rede municipal, com a supervisão do Departamento de Alimentação Escolar, que segue à risca todos as normas do PNAE, além de atuar para implementar os cardápios constantemente com alimentos cada vez mais naturais.

Novos projetos passam a fazer parte do cardápio da alimentação escolar das escolas municipais de Valinhos, ainda em 2022, pois haverá a introdução de suco de fruta integral, queijo, requeijão, iogurte e flocos de milhos sem açúcar. “É com esse cuidado que a Prefeitura de Valinhos, com a supervisão da Secretaria de Educação, tem trabalho para oferecer a merenda na rede municipal de Ensino. Sempre buscamos aprimorar as refeições dos nossos alunos, dentro do que é considerado necessário para garantir a qualidade, muito bem preparadas, com alimentos ricos em nutrientes e naturais. Sabemos que para muitas crianças, de famílias mais carentes, a merenda pode ser uma das principais refeições diárias e quanto mais nutritiva for, será um reforço na dieta, além de contribuir para a melhoria do aprendizado”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Conforme a Secretaria de Educação, atualmente são oferecidas por dia 4 mil refeições nos CEMEI’s (Centro Municipal de Educação Infantil), além de 11 mil refeições diárias aos alunos do Ensino Fundamental. Segundo a secretária Claudineia Vendemiatti Serafim, a merenda escolar oferecida nas escolas públicas de Valinhos é uma importante aliada ao desenvolvimento educacional dos alunos, desde as creches até o ensino fundamental. Segundo ela, as milhares de merendas servidas diariamente contribuem com o melhor desenvolvimento psicofísico do aluno, auxiliando-o em todos os aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional, econômico e social, aspectos esses que garantem bem-estar e contribuem para que os alunos tenham condições satisfatórias para aprender.

“Os cardápios da rede municipal de ensino de Valinhos, com o novo projeto, passaram a contar com um novo formato e o reforço de algumas frutas, legumes e verduras com o objetivo de oferecer as refeições com o preparo de alimentos cada vez mais in natura, minimamente processados, a caminho de chegar a ser 100% natural”, diz a secretária Claudineia.

São alimentos oferecidos pelo serviço de alimentação escolar, em cumprimento à Resolução nº 6, de maio de 2020 do PNAE, em cardápios adequados e saudáveis, utilizando alimentos variados e seguros, que respeitem os hábitos alimentares e o período de permanência escolar e faixa etária do aluno. Os cardápios também são preparados de maneira adaptada aos alunos que necessitam de alimentação especial.

Aprovação

Entre as novidades no cardápio da merenda, as crianças também aprovaram durante um teste o filé de pescado com batatas e a introdução do cacau em pó no leite em substituição ao achocolatado, visando a redução do açúcar na dieta dos alunos.

Os alunos da EMEB Padre Leopoldo Petrus Van Liempt deram nota 10 para o peixe na merenda. “Gosto de comer peixe em casa e agora fiquei contente de saber que na merenda escolar também vai ter. Até repeti de tão gostoso que é”, disse a aluna do 5ª ano A, Nathila Lodis, de 13 anos. A amiga dela, Isadora Noveletto Carvalho, 10 anos, do 5º ano D, também aprovou o novo prato durante o teste. “Está uma delícia. Gosto de comer peixe e é bom que tenha futuramente também na merenda da escola”, falou. Vitor Hugo Carvalho Marmo, de 11 anos, do 5º ano D, foi outro aluno que deu nota máxima para o filé de peixe com batatas. “Gosto muito da nossa merenda e gostei tanto desse peixe com batata que repeti duas vezes. Sempre como peixe em minha casa e achei este prato muito gostoso, bem temperado. Adorei”, disse o aluno. A aluna Letícia Teles Strapasson, de 10 anos, do 4º ano E, foi outra que elogiou a refeição. “Só de vez em quando eu como peixe em casa, pois está caro. Aqui na escola vou comer sempre e repetir”.

O leite com cacau também faz sucesso entre os alunos. Na EMEB Cecília Meirelles, os alunos dos 6ª ano aprovam o novo sabor. “Eu gostei do leite com cacau, achei bem saboroso, e é bom experimentar sabores novos”, falou Jenifer Pereira Vieira 6º B. “Nem sabia que era cacau e aprovei sim, muito bom. Eu achei que mudou o sabor um pouco, mas pra melhor, um gosto mais forte. Eu acho importante mudar se for pra saúde da gente”, relatou Oseias dos Santos, do 6º D. O aluno Diego de Souza Oliveira , do 6º B, disse que gosta de tomar leite com sabor e achou diferente quando experimentou com o cacau. “Achei muito bom com o cacau, pois assim a gente fica mais saudável, menos doce o leite, mas muito gostoso também”.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos