30 SET 2022
SAÚDE
Prefeitura encerra Setembro Amarelo com apresentação de poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes no seminário ‘Repensando e Valorizando a Vida’

Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, encerrou a programação do Setembro Amarelo 2022 com o Seminário ‘Repensando e Valorizando a Vida’, na sala Ivan Fleury - Paço Municipal, que contou com uma apresentação de poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes, além de palestras que abordaram temas relacionados a Saúde Mental. A campanha deste ano buscou a conscientização, principalmente para os jovens da cidade, sobre a valorização e importância da vida.

“Encerramos o Setembro Amarelo deste ano com o coração cheio de esperança e gratidão. Se tivermos conseguido ajudar uma pessoa que estivesse precisando de acolhimento, então já valeu a pena. Agora, o trabalho continua”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes realizaram a abertura do seminário, com recitação de poemas sobre a importância e valorização da vida. Todos os poemas podem ser conferidos no final da matéria.

As palestras trouxeram pautas importantes em relação a Saúde Mental e ao suicídio, com dados, índices e principais causas. O psicólogo e psicoterapeuta, Leonardo Duart Bastos, ministrou a palestra ‘Ouvindo vozes’ e o médico psiquiatra, Dr. Celso Garcia Júnior, palestrou sobre o tema ‘Prevenção: saber, acolher e intervir’.

Entre os presentes no evento estavam os profissionais da Saúde Mental, das Unidades Básicas de Saúde, do Departamento de Programas e Projetos, poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes e Associação Buddha Dharma.

“Este ano nossa programação focou em ações de conscientização e valorização da vida, voltadas principalmente para os jovens da cidade. Nosso objetivo foi mostrar que eles não estão sozinhos e que suas vidas são importantes para todos nós”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Setembro Amarelo 2022

O evento de abertura da campanha deste ano, no dia 26 de agosto, contou com uma mesa redonda, com palestras sobre o tema “Manejo e Cuidado com Pacientes na Saúde Mental”, destinada aos profissionais de saúde da rede municipal. As jovens Ciara, Eduarda e Jéssica, atendidas pela Saúde Mental de Valinhos, realizaram uma apresentação de dança com o tema “Liberdade”, além de um quadro com colagens de jornais e revistas. As palestras abordaram a história do Setembro Amarelo, as principais causas e características do suicídio, além do tratamento oferecido em Valinhos. Também trataram sobre transtornos mentais e suicídio e sobre o manejo com crianças e adolescentes com demanda de saúde mental na rede de saúde.

No dia 5 de setembro, a equipe da Saúde Mental da rede municipal promoveu uma roda de conversa com cerca de 100 alunos da EMEB Cecilia Meireles, que abordou o tema “Valorização da Vida – Uma abordagem no contexto escolar”. Os alunos que participaram da roda de conversa são do EJA (Educação de Jovens e Adultos), desde a alfabetização até o último ano do fundamental 2. No encontro eles participaram de uma integração, na qual explanaram seus pensamentos em relação a Saúde Mental e contaram suas experiências de vida. Ainda, os participantes elencaram fatores que desencadeiam sentimentos que não os fazem bem, entre eles: falta de amor próprio; não ser correspondido nas relações; falta de saúde; desigualdade social e financeira e julgamentos pela aparência.

Na semana de 12 a 16 de setembro, a ação ‘Uma Fala, uma Escuta e um Acolhimento’ levou profissionais da área da saúde para realizar aferição de pressão arterial e controle de diabetes em diversos pontos da cidade. Os profissionais passaram pelo Terminal Rodoviário, Largo São Sebastião e pelas UBS’s Portugal, São Bento e São Marcos.

A Prefeitura promoveu ainda uma roda de conversa com o tema “O valor da vida na terceira idade”, para os participantes do Centro de Convivência do Idoso, no dia 21 de setembro. Foram abordados os aspectos que favorecem a Saúde Mental, como sono, alimentação, rede de apoio, além de como ter uma vida mais ativa, como lidar com sentimentos. Os idosos apresentaram grandes contribuições durante a roda de conversa, visto que são muito ativos.

Nesta última quarta-feira, 28 de setembro, a Prefeitura levou uma palestra com o tema “Renovando a vontade de viver” para as mulheres assistidas do Grupo Rosa e Amor, que abordou assuntos como a valorização da vida, a importância do presente, a mágoa no cotidiano e o entendimento da felicidade, alguns dos aspectos importantes que promovem e controlam a saúde mental do ser humano.

Para encerrar, o seminário ‘Repensando e Valorizando a Vida’ trouxe a apresentação de poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes e além de palestras com os temas ‘Ouvindo vozes’ e ‘Prevenção: saber, acolher e intervir’.

Local: Valinhos