03 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Com investimentos em tecnologia e inteligência, Guarda Civil Municipal completa 39 anos com índices de destaque na área de segurança

Nesta terça-feira, dia 4, a Guarda Civil Municipal de Valinhos completa 39 anos com importantes investimentos em tecnologia e inteligência à favor da população da cidade, culminando também com a recente divulgação de dois importantes índices nacionais de segurança alcançados pelo município: o 5° lugar do Brasil no Ranking de Competitividade dos Municípios formulado pelo Centro de Liderança Pública e o 3° lugar, também a nível nacional, no Atlas da Violência – Retratos dos Municípios Brasileiros, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

"Parabenizo cada Guarda Municipal que, dia a dia, trabalha pela segurança da nossa população. Registro também minhas felicitações às famílias dos guardas municipais que sabem o quanto estas mulheres e estes homens se dedicam por nossa cidade. É sempre importante valorizar o trabalho dos nossos Guardas que, com muito trabalho, tem elevado os índices positivos da nossa cidade e, assim, proporcionando bem-estar e qualidade de vida à população valinhense. Na Região Metropolitana de Campinas, a população de Valinhos pode comemorar ainda mais porque alcançamos o primeiro lugar em segurança no Ranking de Competitividade entre as 20 cidades da região e a segunda colocação no Atlas da Violência. Com o apoio da sociedade e investimentos diversos na área de segurança e na Guarda Civil Municipal, chegamos aos 39 anos cheios de motivos para comemorar. Só tenho a agradecer nossa corporação pelo trabalho e dedicação em prol da tranquilidade dos moradores da cidade", comemora a prefeita Capitã Lucimara Godoy, ressaltando ainda a finalização do Plano de Carreira da corporação.

O Ranking de Competitividade tem como base o ano de 2021, considerando três cenários como pilares: economia, instituições e sociedade. Neste último, que avalia os indicadores Qualidade da Saúde, Educação, Segurança, Saneamento Básico e Meio Ambiente, Valinhos apresentou os melhores resultados. Na Segurança, destaque para a implantação do Centro de Operações de Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal, com investimentos inéditos em câmeras de monitoramento com softwares de inteligência e integração entre as forças policiais, renovação da frota de viaturas, aquisição de armamentos, capacitação dos guardas municipais, criação do Projeto Guardiã Maria da Penha, entre outros investimentos. Já o Atlas da Violência se baseia em mortes violentas em municípios com base no número de homicídios a cada 100 mil habitantes.

Para o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, Valinhos continua seguindo a tendência para continuar sendo uma das cidades mais seguras do Brasil para se viver. "Completando 39 anos de criação e atividades, a Guarda Civil Municipal vem se posicionando como parceira mantenedora da segurança da cidade, ao lado da Polícia Militar e Polícia Civil, colocando em prática os investimentos inéditos em tecnologia e inteligência, criando uma muralha digital que auxiliará a corporação na prevenção e combate ao crime. Só temos que agradecer nossos guardas municipais por esta celebração tão importante", destacou Cruz.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, ressaltou a evolução que a corporação alcançou com o passar dos tempos e a velocidade de como a segurança na cidade vem usando inteligência e tecnologia em prol da população. "Em quase 40 anos, a corporação está assistindo atualmente um avanço importante na segurança, que é mais uso de tecnologia para proteção do agente. Também está havendo mais atenção e investimento na pessoa do guarda municipal, como aprimoramento em temas como cidadania, meio ambiente, proteção da mulher, respeito à diversidade, entre outros. Tudo isso aliado a novas viaturas, armamentos não letais e proteção individual, estamos garantindo uma cidade mais segura para se viver. Parabéns aos nossos amigos guardas municipais por mais um ano de vitórias", disse Ignácio.