05 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Valinhos ingressa em seleto grupo estadual de cooperação em inteligência eletrônica a favor da segurança

A Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Valinhos ingressou nesta segunda-feira, dia 3, na CRIM (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), um seleto grupo de corporações do Estado de São Paulo que visa troca de informações eletrônicas e de inteligência a favor da segurança. Reunindo Guardas Municipais de mais de 30 cidades do Estado de São Paulo, o órgão engloba cidades que usam os serviços de muralha digital e funções tecnológicas semelhantes entre si para combater ao crime. O ingresso foi permitido porque Valinhos tem avançado na implementação do sistema inteligente de monitoramento por câmeras dentro do COI (Centro de Operações e Inteligência), idealizado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy.

"Com uso da tecnologia, sistemas, equipamentos, convênios firmados com o Ministério da Justiça e avanços inéditos na área de Inteligência e Segurança, Valinhos avança no sistema de câmeras de monitoramento e alerta para a presença de veículos roubados ou furtados, e até proprietários procurados pela Justiça, como tem sido com sucesso efetivado na cidade, proporcionando segurança à população. O ingresso na CRIM é mais um passo para aperfeiçoar nosso trabalho e ajudar outras cidades a fazer o mesmo", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A CRIM, que tem como coordenador o diretor de Planejamento e Administração da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Willian Barbanera, é um órgão criado em 2012 e que tem como objetivo integrar as Guardas Municipais visando cooperação técnico-profissional, com a troca de informações eletrônicas e de experiências entre as corporações, buscando alcançar padrões elevados de qualidade na prestação de serviço de segurança pública nas cidades integrantes como disponibilizar informações visando a otimização na prevenção de delitos. Todo mês o grupo se reúne em uma cidade para discutir questões ligadas à segurança pública.

Participam da CRIM as Guardas Municipais das cidades de Valinhos, Americana, Artur Nogueira, Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campinas, Capivari, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Mairiporâ, Mogi Mirim, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Osasco, Santos, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré e Vinhedo.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osmir Cruz, destacou que a cidade está caminhando rápido para construir a muralha digital. "Já estamos com alguns pontos de monitoramento por câmeras em funcionamento e todos os dias logramos êxito em receber alertas e fazer a abordagem de veículos em situação de averiguação. E em pouco tempo a Guarda Civil Municipal já deteve duas pessoas procuradas com mandado de prisão expedido pela Justiça. É tecnologia e inteligência a serviço da segurança", destacou o secretário.

O comandante da corporação, Aparecido Ignácio, disse que até o final do ano que vem, quando a GCM vai completar 40 anos de criação e atividades, a meta da prefeita Capitã Lucimara Godoy é chegar a 40 câmeras em funcionamento, além de implantar outras ferramentas tecnológicas e de inteligência em prol da segurança de Valinhos e região. "O ingresso na CRIM permite o aprimoramento da segurança entre as cidades participantes, de forma a expandir territorialmente o que fazemos em nível de cidade", explicou.