07 OUT 2022
SAÚDE
Servidores da Saúde usam rosa em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Em comemoração ao Outubro Rosa, os servidores da Secretaria da Saúde da Prefeitura de Valinhos foram trabalhar vestindo a cor rosa nesta sexta-feira (7). A iniciativa foi uma forma de incentivo ao mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. Os munícipes que buscaram atendimento no prédio da secretaria receberam orientações sobre a importância do diagnóstico precoce, onde a equipe compartilhou informações e promoveu a conscientização sobre a doença. A Prefeitura elaborou uma programação com diversas ações voltadas para a campanha, com destaque para a Carreta de Mamografia do Governo do Estado de São Paulo, que atenderá cerca de 500 mulheres do município que aguardam pelo exame.

“A mamografia é o principal meio de diagnóstico, que quando acontece precocemente, nas fases inicias da doença, aumentam muito a chance de cura por um tratamento eficaz. Por isso a conscientização salva vidas, pois alerta sobre a importância do exame”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Para o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini, ações simples como essa são fundamentais. “Temos toda uma programação voltada para o Outubro Rosa, mas ações do dia a dia, assim como fizemos hoje, são eficazes para chamar a atenção das pessoas e, quanto mais gente informada, melhor!”, comentou.

A programação completa conta com o evento “Celebrando a Vida”, terá agendamento de mamografia para as mulheres de 40 a 69 anos, além de várias atividades, como alongamento, zumba, aferição de pressão arterial, avaliação do estado nutricional, divulgação e orientação sobre os programas de saúde, apresentação do Canil da GCM, artesanato, bazar e barraca de doces do Rosa e Amor e food trucks. O evento acontece no dia 15 de outubro, das 9h00 às 13h00, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC).

Ainda, no dia 22 de outubro, acontece o Fórum Juntos pela Vida, das 8h00 às 17h00, na Faculdade Anhanguera de Valinhos. Todas as atividades são abertas à população.

Para finalizar o cronograma das ações, a Carreta da Mamografia atenderá de 25 de outubro a 5 de novembro, de segunda a sábado, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC). Será montada uma equipe para contatar as mulheres da fila de espera que já estão com o pedido médico, para que possam ser atendidas tanto pelos contratos que a Prefeitura tem com empresas que realizam o exame, assim como pela Carreta de Mamografia, entre o final de outubro e o começo de novembro.

Programação Outubro Rosa

- Evento Celebrando a Vida
Agendamento de exames de mamografia, alongamento, zumba, aferição de pressão arterial, avaliação do estado nutricional, divulgação e orientação sobre os programas de saúde, apresentação do Canil da GCM, artesanato, bazar e barraca de doces do Rosa e Amor e food trucks.
Sábado, 15 de outubro
Das 9h00 às 13h00
Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC)

- Fórum Juntos pela Vida