10 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Campanhas da Prefeitura e Corpo de Bombeiros reduzem em mais da metade focos de incêndio em Valinhos

Com campanha direcionada para alunos da rede municipal de ensino em salas de aula, divulgação na imprensa e conscientização por meio de carro de som nas ruas, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil local, e Corpo de Bombeiros de Valinhos, conseguiram reduzir em mais de 52% os focos de incêndio na cidade durante a Operação Estiagem, em comparação às ocorrências registradas em 2021, um sucesso também registrado pelo órgão a nível estadual, com redução de 79% comparado ao ano passado. Para a prefeita Capitã Lucimara Godoy, a população valinhense abraçou a ideia de tomar os cuidados necessários para evitar iniciar pequenas fogueiras, principais causadores dos incêndios.

Em comparação ao ano passado, em 2022, no período dos meses de junho a setembro, houve a redução de 121 focos de incêndio em Valinhos, segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, caindo de 231 para 110 no período. O mês de maior queda foi setembro com redução de 40 ocorrências com relação à 2021, de 61 registros para 21.

"Quero agradecer nossos alunos da rede municipal de ensino que levaram a mensagem para dentro da família para evitar acender fogueiras, e também a imprensa que divulgou, de alguma forma, os materiais informativos de conscientização sobre não produzir fogo. Todos juntos, numa rede de proteção ao meio ambiente, trabalhamos para evitar focos de incêndio", comemorou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Com economia e recursos próprios, a campanha da Operação Estiagem em Valinhos começou em março com o diretor da Defesa Civil se reunindo com o gestor do Parque Estadual da ARA (Assessoria de Referência Agrária) e da Estação Ecológica, Benedito Francisco de França, ambas áreas protegidas pela Fundação Florestal, para traçarem ações de planejamento e início de medidas de prevenção à incêndios nas matas. Já na semana seguinte, representantes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estiveram na AMARCA (Associação dos Moradores dos Bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari) para traçar as primeiras ações de conscientização, com foco nos estudantes da rede pública.

"Foi fundamental nossa imersão nas escolas, pois os alunos ficam mais interessados quando interagem com os profissionais, e o Corpo de Bombeiros levou os caminhões autobomba e equipamentos para as crianças aprenderem mais sobre o combate ao fogo" destacou o diretor do Departamento de Defesa Civil, Marcos De Paula.

Utilizando uma camionete própria e equipamentos de som, a Defesa Civil percorreu os bairros da cidade, principalmente os com maior incidência de incêndio, levando uma mensagem de conscientização para atitudes de segurança em não colocar fogo, não soltar balões, não soltar bitucas de cigarros, entre outras de conscientização. "Temos certeza de que essa campanha entrou na cabeça das pessoas por onde o carro de som passava. E o objetivo era esse, de criar ações de prevenção de evitar aquela ação muitas vezes inocente de fazer um pequeno fogo que pode se transformar numa tragédia", explicou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, destacou que o trabalho de defesa civil não para e já está sendo estudada a Operação Verão 2022/2023 visando o período do final deste ano e começo do próximo. "Mais uma vez queremos envolver toda a sociedade para prevenir os acidentes que acompanham as chuvas e tenho certeza de que teremos todo apoio e colaboração dos moradores da cidade", ressaltou o comandante.