11 OUT 2022
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Em comemoração ao Dia da Ciência e Tecnologia, Prefeitura destaca ações para transformar Valinhos em uma Cidade Inteligente

Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações e tem o intuito de valorizar as grandes descobertas e incentivar os cientistas a desenvolverem novas pesquisas. Para celebrar o Dia da Ciência e Tecnologia, comemorado no próximo domingo, 16 de outubro, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Tecnologia e Qualidade, destaca as principais ações e investimentos realizados na gestão da prefeita Capitã Lucimara, que vem para transformar Valinhos em uma Cidade Inteligente, conhecida como Smart City, proporcionando maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos. Entre os destaques estão a instalação de internet fibra ótica em 100% dos prédios públicos em funcionamento, melhoria no sistema interno do paço municipal com a tecnologia da hiperconvergência, além da aquisição de computadores, notebooks, lousas digitais e projetores inteligentes que estão sendo instalados nas secretarias municipais.

“A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento da cidade como um todo, pois abre portas para o crescimento econômico, geração de emprego e oportunidades, além de facilitar o trabalho dos servidores na prestação dos serviços, auxiliar nos processos, otimizar o tempo e garantir maior segurança de dados e informações. Acreditamos que a gestão pública deve estar centrada em tecnologia, gestão, segurança, transparência e proximidade com o cidadão e, por isso, seguiremos investindo em ferramentas que nos possibilitem avançar”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O plano de gestão para elevar Valinhos a uma Smart City começou com a implantação da Secretaria de Tecnologia, que não existia na administração anterior, seguida de ações com foco em melhorias na infraestrutura. Em 2021, em uma primeira fase do Programa Valinhos Mais Conectada, 100% dos prédios públicos em funcionamento foram interligados com fibra ótica e internet de alta velocidade, ação realizada num prazo recorde de pouco mais de 8 meses. O investimento possibilitou mais agilidade nos processos e abriu um leque de possibilidades para melhorias nos serviços públicos.

Após melhorias na infraestrutura e estudos de soluções, a Secretaria de Tecnologia e Qualidade entrou com ações efetivas. Haverá a implementação de sistemas mais tecnológicos e digitais na tramitação interna do paço municipal, de maneira que os servidores podem realizar ações com qualidade, através do e-mail, sms, chat compartilhado e sistemas específicos para cada necessidade, diminuindo consideravelmente o uso de papel, tinta para impressão e outros materiais utilizados. Além disso, haverá a implementação do cartão cidadão, sistema de monitoramento de segurança e análise de imagem com tecnologia OCR, para reconhecer caracteres e textos dentro de imagens, como leitura de placas de veículos em velocidade.

Hoje, a Prefeitura conta com os benefícios da tecnologia da hiperconvergência, que garante um maior armazenamento e rapidez no processamento de dados e informações, segurança e proteção contra ataques e invasões e redução de custos. Entre os pontos a destacar estão o aumento da capacidade no tráfego de dados em 10 vezes, 150 vezes a mais na capacidade de processamento de dados, 100 vezes a mais na capacidade de armazenamento de dados, bloqueio de 10 milhões de tentativas de invasão de hacker somente no primeiro final de semana após a instalação, além de segurança e agilidade no Backup das informações. Por exemplo, um backup de todos os dados que demorava 35 dias, agora é feito em 20 minutos.

Ainda, em recente investimento, a Prefeitura adquiriu 1.247 desktops, 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação), 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes (também chamados de smart projetor, com wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção).

Com o investimento, está sendo possível a instalação de lousas digitais interativas nas Escolas Municipais e projetores inteligentes nas salas de aulas, além de computadores nas unidades de atendimento da Saúde, que vai possibilitar a implantação do prontuário eletrônico para todos os pacientes atendidos na rede municipal. Ao todo, estão sendo instalados 1.980 computadores e notebooks em todas as secretarias municipais.

Ainda na área da Saúde, uma das principais metas da Prefeitura é o agendamento de consultas na rede municipal de forma online, acabando com a fila para marcação presencial. Entre outras melhorias, está também consultas via telemedicina, acesso a exames através do celular e diversos outros benefícios que vão diminuir as filas na triagem nos postos.

Além das ações já realizadas, está sendo projetado um Plano Diretor de Tecnologia que seguirá as diretrizes para a continuidade dessas ações e planejamento dos próximos passos e avanços necessários na área de Governança Digital, que será gerenciado por um Comitê de Governança Tecnologia da Informação.

“A tecnologia é o que move o mundo e, principalmente, a administração pública. Ela permite reduzir gastos, melhorar o contato com o público, aumentar a capacidade de atendimento, maior segurança dos dados e informações, agilidade nos processos, aceleração na tramitação de documentos, entre diversos outros benefícios. A transformação digital não vai resolver nossos problemas imediatamente, na verdade ela é um processo contínuo que envolve a adoção de novas tecnologias e maneiras de trabalhar e, a partir daí, poderemos caminhar para uma realidade ideal”, comentou o secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros.

Local: Valinhos