13 OUT 2022
SAÚDE
Com 93% dos itens em estoque, Prefeitura dá seguimento na compra dos medicamentos da cesta municipal de padronizados

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, segue dando continuidade na compra dos medicamentos da cesta de padronizados municipal, composta por 180 itens, incluindo os 11 novos tipos adicionados recentemente. Nesta quinta-feira (13), a cidade possui 167 tipos de remédios em estoque, o que representa 93% do total, e aguarda a entrega dos 13 itens restantes por parte dos laboratórios.

“Ainda estamos enfrentando algumas dificuldades por parte dos laboratórios, devido a falta de insumos, mas estamos muito perto de atingir uma das principais metas da nossa gestão, que é de garantir 100% dos medicamentos da cesta de padronizados disponíveis para a população”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

No início de agosto, foi finalizada e homologada a compra dos 180 medicamentos que compõem a cesta municipal, já com os 11 novos tipos que foram incluídos. Mesmo com a pandemia e a falta de insumos nacional, desde o final do ano passado a Prefeitura tem trabalhado com a maioria dos medicamentos da cesta em estoque e nas farmácias, mesmo com o aumento de 222% da demanda em 2022, comparado a 2019, com média de 20 mil receitas atendidas neste ano, enquanto em julho de 2019 foram 6.200.

“Sabemos do impacto que a oferta desses medicamentos tem para a população e, por isso, não medimos esforços para reestabelecer o estoque, mesmo com as dificuldades que enfrentamos devido a circunstancias que não estavam no nosso controle”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Entre os principais fatores que geraram o atraso no fornecimento dos medicamentos está a pandemia, que afetou a entrega de matéria-prima que vem da Índia e da China principalmente, maiores produtores do mundo, e tem causado estes atrasos e faltas em praticamente todas as cidades do Estado. Isso também se deve, além do recente lockdown em alguns locais na China, à guerra na Ucrânia, que afetou diretamente a logística do transporte de produtos em escala global e, assim, as importações de medicamentos.

Local: Valinhos