13 OUT 2022
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos dá continuidade ao mutirão de cirurgias de catarata com a realização dos exames pré-operatórios

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, dando continuidade as ações do mutirão de cirurgias de catarata, já realizou os exames laboratoriais, de eletro e raio x dos 125 pacientes convocados para o procedimento. Nesta quinta-feira (13), cerca de 60 pacientes iniciaram também os exames oftalmológicos, no CEV 1 (Centro de Especialidade de Valinhos), passando por avaliação com o cirurgião. O restante dos pacientes está agendado para o próximo dia 20.

“Nós iniciamos esse mutirão no começo deste ano atendendo a mais de 300 pessoas e agora estamos dando sequência. Nossa meta é atender a todos que aguardam na fila por esta cirurgia”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

No decorrer de 2022, a Prefeitura realizou as cirurgias de 326 pacientes. Agora, os próximos serão encaminhados para o Hospital Dia Oftalmológico – HDO, localizado na Santa Casa de Valinhos.

“Estamos andando com agilidade nesta fase de exames pré-operatórios, com toda a segurança e responsabilidade necessária, para podermos encaminhar esses pacientes o mais rápido possível para o hospital”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

A adesão ao Consórcio Cismetro em 2021 teve o objetivo de reduzir as filas de espera por exames, consultas e cirurgias. Através dele, de maio a agosto deste ano, a Prefeitura realizou 3.641 exames e cirurgias, com foco no exame de ultrassom, que foram 3.593, além de procedimentos de Bera, Catarata, Uretrocistografia e Angiotomografia com e sem contraste.

Local: Valinhos