17 OUT 2022
SAÚDE
Evento “Celebrando a Vida” promove conscientização e prevenção ao câncer de mama na programação do Outubro Rosa

No último sábado (15), aconteceu no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), o evento “Celebrando a Vida”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, dentro das ações em comemoração ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A população recebeu orientações em relação a doença, informações sobre a campanha e os serviços oferecidos nos programas da Saúde em relação aos cuidados com as mulheres. Além disso, o evento contou com diversas atividades de lazer, música e espaço para alimentação.

“Estamos em um mês de muito trabalho de conscientização e ações que provem conhecimento sobre o câncer de mama. Eventos como este são importantes para levar informações que podem salvar vidas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Durante o evento, houve agendamentos para mamografia, que serão somados aos que aguardam na fila, para a realização de um grande número de exames, tanto pelas clínicas contratadas pela Prefeitura, quanto pela Carreta da Mamografia do Estado, que atenderá no município na próxima semana, chegando assim a zerar a fila de espera até o final do ano.

As equipes da Saúde estiveram presentes com aferição de pressão arterial, orientações em relação a saúde bucal e informações sobre os programas e projetos que a rede municipal oferece para a saúde das mulheres.

As mulheres também puderam passar por avaliação do estado nutricional e cálculo do IMC, além de se exercitar com alongamentos e aula de zumba com profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer.

Ainda, o bazar e a barraca de doces do Grupo Rosa e Amor também estavam disponíveis, arrecadando fundos para a associação, além de food trucks com muita comida e bebida boa e apresentação do canil da Guarda Civil Municipal de Valinhos.

“Nossa programação do Outubro Rosa ainda conta com um Fórum com o tema ‘Juntos pela Vida” e com a Carreta da Mamografia, que vem para nos auxiliar no trabalho para atender toda a demanda e alcançarmos o fim da fila de espera pelo exame na cidade”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Programação Outubro Rosa

- Fórum Juntos pela Vida
Sábado, 22 de outubro
Das 8h00 às 17h00