17 OUT 2022
SAÚDE
No Dia Nacional da Vacinação, Prefeitura destaca a importância das vacinas e alerta para a baixa cobertura vacinal contra a poliomielite em Valinhos

Nesta segunda-feira, 17 de outubro, é o Dia Nacional da Vacinação e para celebrá-lo, junto ao Dia Mundial de Combate a Poliomielite, comemorado em 24 de Outubro, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, reforça a importância da vacinação na sociedade. Desde agosto, o município está com a campanha de vacinação contra poliomielite para crianças de até 5 anos e multivacinação para atualização da caderneta para crianças e adolescentes menores de 15 anos. No entanto, a cobertura vacinal da poliomielite está avançando com velocidade abaixo do esperado, com 48,08% do público-alvo vacinado até o momento. A meta é atingir 95%.

“Nosso país é referência em vacinação e, através do SUS, nós podemos oferecer, gratuitamente, todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização. Mas ainda vemos famílias que optam por não atualizar a caderneta de vacinação, assim como a de seus filhos. Valinhos, neste momento, vacinou apenas pouco mais da metade da população-alvo de crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, por exemplo. Precisamos aumentar essa cobertura vacinal para garantir a saúde da cidade toda”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Em Valinhos, foram aplicadas 2.786 doses da vacina contra a poliomielite e, no geral do público-alvo, a cobertura vacinal está em 48,08%. Separando por idade, 55,01% das crianças de 1 ano já foram vacinadas, 41,64% das crianças de 2 anos, enquanto as de 3 anos são 48,06% e as de 4 anos são 48,68%.

A principal maneira de exemplificar a importância da vacinação é que doenças como o sarampo, a febre amarela e a poliomielite eram extremamente letais antes das vacinas. Com o surgimento dos imunizantes, das campanhas e das vacinações de rotina, muitas delas foram eliminadas ou erradicadas no Brasil. A baixa adesão a vacinação pode aumentar o risco de ocorrência de doenças que estavam erradicadas, como é o caso do sarampo, que foi reintroduzido no Brasil em 2018, devido a pessoas não vacinadas.

A diretora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Valinhos, Clauda Maria, explica que o mesmo pode acontecer com a poliomielite. “O Brasil recebeu, em 1994, o certificado de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Mas se continuarmos com a baixa adesão a vacinação, o vírus pode ser reintroduzido no país. Por isso é tão importante que todas as crianças menores de cinco anos de idade sejam vacinadas”, comentou.

“Todas as vacinas disponibilizadas nas unidades de saúde são totalmente seguras, a população pode confiar. Não podemos deixar que doenças que podem ser prevenidas voltem a circular, por isso, reforçamos e pedimos que os pais levem as crianças até os postos de vacinação para atualizar a carteirinha”, disse o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde de Valinhos, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira.

Local: Valinhos