18 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Monitoramento inteligente em Valinhos já emitiu mais de 220 alertas no primeiro mês de operação

Em um mês de funcionamento do sistema inteligente de monitoramento por câmeras foram emitidos mais de 220 alertas para averiguações de veículos. Entre estes alertas, a maioria é de veículos registrados em nome de proprietários com mandado de prisão em aberto. De acordo com a GCM, três pessoas foram detidas graças ao sistema, por conta do mandado de prisão em aberto, e encaminhadas para a Polícia Civil. Os demais, embora os alertas foram emitidos, ao verificarem os carros, os condutores não eram as pessoas que estavam sendo procuradas pela Justiça. Este novo investimento faz parte do plano integrado de Segurança com Tecnologia, implantado na gestão da prefeita Capitã Lucimara, que inclui também a sede do Centro de Operações e Inteligência (COI), obra em andamento na sede da Guarda Civil Municipal da Prefeitura de Valinhos.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy, idealizadora da implantação do COI, destacou que os números são surpreendentes. “Na média são mais de sete alertas emitidos por dia, detectados pelas câmeras que já temos instaladas em pontos estratégicos da cidade. São números bons, já que demonstra a eficiência do sistema inteligente que já estão ajudando da cidade na prevenção à criminalidade”, analisou a prefeita. Segundo ela, Valinhos é uma das poucas cidades da região que não dispunha de um sistema inteligente de monitoramento de segurança.

O inspetor GCM Robson Cleber, responsável pelo sistema de inteligência da corporação, disse que parte dos números de alertas registrados contra veículos se refere a mandado de prisão em aberto contra seus proprietários, e na averiguação as equipes de patrulhamento constataram que esses carros foram comercializados e ainda não transferidos para o novo proprietário. “Temos alguns veículos nesta situação que passam diversas vezes pelas câmeras, mas mesmo assim estamos alertas pois o condutor pode estar escondendo alguma situação”, explicou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, antes da implantação do sistema inteligente de tecnologia que vai estar conectado à sede do COI, em construção, para as forças de segurança de Valinhos (GCM e PM) localizarem carros furtados ou roubados era necessário o empreendimento de trabalho físico, ou seja, muito mais patrulhamento e realização de bloqueios. “No ano que vem queremos ampliar os pontos de monitoramento e chegar a pelo menos 40 câmeras, criando assim uma muralha digital em torno da cidade e assim prevenir a ocorrência de crimes. É assim que a tecnologia e inteligência atuam em prol da segurança do cidadão”, ressaltou.

Por sua vez, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, acrescentou que é importante que a população participe desse novo momento da segurança, ficando atenta às movimentações estranhas nos bairros, no trabalho ou no comércio. “Qualquer movimento estranho, é importante denunciar para o 153, que imediatamente averiguaremos a placa do veículo, e se necessário fazemos uma abordagem carro suspeito”, disse.