19 OUT 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Obras do novo Centro de Operações e Inteligência da Segurança em Valinhos recebe mobiliários e cabeamento de rede

Investimentos continuam com aquisição de novas viaturas e mais equipamentos para a Guarda Civil Municipal

Está em fase de acabamento a implantação do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Prefeitura de Valinhos, na sede da Guarda Civil Municipal da cidade, com a instalação do cabeamento da rede de computadores, internet de alta velocidade e, também, dos mobiliários. O espaço foi idealizado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy para integrar tecnologia e inteligência em prol da segurança da população valinhense. Até o começo de novembro, a cidade também receberá novas viaturas, armas não letais e equipamentos de segurança individual, dentro do pacote de investimentos para a segurança, que compõem o Plano de Governo da prefeita Capitã Lucimara.

“Vamos entregar para a população de Valinhos uma nova e mais eficiente central de comunicação e inteligência da Guarda Civil Municipal, que será um centro de comando de ações contra a criminalidade. No local, vão trabalhar os agentes com ferramentas que permitam avançar, ainda mais, em estratégias de segurança da cidade, com tecnologia e inteligência; também haverá espaço para reuniões com outras forças de segurança, tanto do município quanto de outras cidades. Estamos concretizando algo inédito na defesa do cidadão e inaugurando um novo conceito de segurança para nossa população”, destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Com a inauguração da sala do COI, a meta da prefeita Capitã Lucimara Godoy passa a ser ampliar, em 2023, o número de pontos de monitoramento e câmeras que vão compor a muralha digital que vai trabalhar na defesa e tranquilidade do cidadão valinhense, além de continuar a implantação de novas tecnologias para trabalhar para segurança da cidade. “Estamos estudando a aquisição de totens de reconhecimento facial que poderão ser instalados em locais com grande movimentação de pessoas como Rodoviária e também um sistema de reconhecimento facial itinerante para ser usado em eventos”, analisa o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Segundo ele, mais investimentos estão sendo aguardados para segurança até o final deste ano. Até o começo de novembro, será entregue para a Guarda Civil Municipal novas viaturas para as equipes do Grupo de Operações com Cães (GOC), Guardiã Maria da Penha, que trabalha no cumprimento de medidas protetivas de mulheres vítimas de violência doméstica, e dois novos veículos para as equipes de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) entre estas uma viatura diferenciada, mais robusta e potente que vai atuar em ações táticas mais complexas.

Outros investimentos em recursos, anunciados pela prefeita Capitã Lucimara Godoy para a Guarda Civil Municipal, e que deverão chegar em breve, são um novo lote de novas armas não letais e dispositivos de proteção individual para os guardas municipais, cuja aquisição já foi publicada no Boletim Municipal gerando investimentos na ordem de R$ 52 mil. Foram adquiridos pistolas elétricas incapacitantes (conhecidas popularmente por armas de choque), coldres, spray de gás pimenta, escudos e capacetes balísticos. “No ano passado e no começo deste ano, a prefeita já entregou lotes de equipamentos não letais para uso da corporação, seguindo tendência mundial de preservação à vida e minimizar os danos físicos nos suspeitos durante a sua detenção”, acrescentou o secretário de Segurança.

“Para a população de Valinhos, e para a Guarda Civil Municipal, é um grande presente esses investimentos em segurança. Nossa corporação está crescendo junto com a cidade, e um município moderno exige uma GCM moderna. Vamos continuar trabalhando para manter Valinhos uma das cidades mais tranquilas de se viver”, conclamou o comandante da GCM, Aparecido Ignácio.