19 OUT 2022
GABINETE DA PREFEITA
SEGURANÇA PÚBLICA
Em reunião de prefeitos da Região de Campinas, prefeita Capitã Lucimara ressalta os resultados efetivos da integração entre Tecnologia e Segurança na cidade

Na reunião, realizada em Jaguariúna, a prefeita também reforçou a adesão da cidade para a criação de cinturão de segurança da Região Metropolitana de Campinas

Nessa terça-feira (18), a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, em Jaguariúna, para reforçar, junto aos prefeitos das 20 cidades da RMC e o Governo do Estado, a adesão de Valinhos ao convênio que vai integrar o banco de dados dos municípios nas áreas técnicas, material e operacional, em termos de monitoramento em segurança. O objetivo é criar um cinturão de segurança a partir de informações compartilhadas em tempo real e ações de inteligência integradas. A adesão a criação do convênio vem para somar aos investimentos recentes da Prefeitura na área da Segurança Pública e Tecnologia. A prefeita Capitã Lucimara, inclusive, já trouxe para Valinhos, desde o ano passado, a adesão da cidade ao sistema Córtex, do Ministério da Justiça, que possibilita o acesso ao banco nacional de informações de carros roubados e pessoas procuradas pela Justiça, que inclusive já vem dando resultados importantes e eficientes na área de segurança da cidade, com 3 prisões realizadas nos últimos dias graças ao novo sistema implantado em Valinhos.

“Nós aderimos a criação do convênio e agora aguardamos a formalização do mesmo. Mas destacamos que Valinhos tem avançado na questão da segurança neste ano, por meio da tecnologia. Implantamos o COI (Centro de Operações e Inteligência), com a sede em obras para ser inaugurada em breve, também implantamos o Sistema de Inteligência da GCM, com o funcionamento dos primeiros quatro pontos de monitoramento por câmeras, assinamos um convênio, junto ao Ministério da Justiça, para o uso da Plataforma Córtex, uma das mais eficientes ferramentas de vigilância e controle do Brasil, que agora já trabalha interligada com nosso sistema de monitoramento por câmeras, entre diversos outros investimentos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O Córtex, liga ao COI, permite identificar veículos roubados e até localizar pessoas procuradas por reconhecimento facial por meio de câmeras. A Guarda Civil Municipal possui autorização para acessar bancos de dados de todo o Brasil, a partir do patrulhamento e averiguação pelos guardas municipais de pessoas e veículos nas ruas da cidade. Desde a adesão, a GCM de Valinhos já localizou três pessoas procuradas pela polícia.

Ainda, a GCM ingressou neste mês na CRIM (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), um seleto grupo de corporações do Estado de São Paulo que visa a troca de informações eletrônicas e de inteligência a favor da segurança. Reunindo Guardas Municipais de mais de 30 cidades do Estado de São Paulo, o órgão engloba cidades que usam os serviços de muralha digital e funções tecnológicas semelhantes entre si para combater ao crime. O ingresso foi permitido porque Valinhos tem avançado na implementação do sistema inteligente de monitoramento por câmeras dentro do COI.

“Com certeza este cinturão de segurança vem para somar nas ações e investimentos que estamos realizando na segurança da cidade. Estamos caminhando para construir uma muralha digital e de segurança em Valinhos, já temos alguns pontos com monitoramento por câmeras e, para o ano que vem, nossa meta é chegar a pelo menos 40 pontos. Mas além disso, temos investido no Projeto Guardiã Maria da Penha, renovação de frota, armas não letais, entre outros”, comentou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Investimentos em Segurança

-Implantação do Sistema de Inteligência da GCM com o funcionamento dos primeiros 4 (quatro) pontos de monitoramento por câmeras
-Implantação COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM
-Implantação do Projeto Guardiã Maria da Penha (viatura, defesa pessoal, medidas protetivas, palestras, atuação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, etc)