19 OUT 2022
SAÚDE
Prefeitura abre agendamento prévio nesta quinta-feira para exames na Carreta da Mamografia do Estado que atenderá em Valinhos na próxima semana

Saúde destaca que é preferível a realização do agendamento prévio no CEV 1, mas que demandas espontâneas também serão atendidas

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, informa o fluxo de atendimento da Carreta da Mamografia do Governo do Estado, que atenderá na cidade a partir da próxima terça-feira, 25 de outubro, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC). O atendimento será feito mediante a agendamento prévio, que será aberto a partir desta quinta-feira, dia 20, no setor de Mamografias do CEV 1 (Centro de Especialidades), localizado na Avenida dos Esportes, 335 - Vila Bissoto, com a retirada de informações para o exame, ou por demanda espontânea no local da Carreta, onde será feito o agendamento para o dia ou para os próximos. A Saúde destaca que poderá entrar em contato com mulheres que tem pedidos mediante a casos analisados pelos profissionais em relação a urgência, mas orienta que, no geral, as mulheres que aguardam na fila de espera devem procurar o CEV 1 para fazer o agendamento.

“O nosso objetivo é zerar a fila de espera por mamografias e outros exames até o final deste ano, essa é uma das principais metas do nosso plano de governo. Para isso, além da Carreta do Estado, nós contratamos ainda mais 2.200 mamografias através da clínica IDX. Portanto, as mulheres que não conseguirem realizar o exame na Carreta podem ficar tranquilas, a Saúde entrará em contato em breve para fazer o agendamento na nossa clínica parceira”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A Carreta atenderá até o dia 5 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 e aos sábados, das 8h00 às 12h00. Serão realizados 50 agendamentos por dia durante a semana e 25 agendamentos aos sábados, totalizando 525 mamografias no período. As mulheres que comparecerem após o número de agendamentos do dia ter sido atingido terão o exame marcado para o outro dia.

Mulheres de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, sendo necessário apresentar apenas o RG e cartão SUS atualizado no momento do agendamento. Mulheres de 40 a 49 anos e 70 a 74 anos devem comparecer com o encaminhamento médico, RG e cartão SUS atualizado. Somente serão agendadas moradoras de Valinhos.

Existem algumas restrições para a realização do exame. As mulheres não podem estar com creme, desodorante, talco ou óleo na região das mamas e devem estar, preferencialmente, com o cabelo seco.

“É por este motivo que é importante que elas retirem o preparo para o exame no CEV previamente, pois lá todas serão orientadas em relação a essas restrições. Quem chegar de forma espontânea na Carreta também será orientada, mas, provavelmente, terá que fazer o agendamento para outro dia, caso não esteja cumprindo essas regras”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Durante todo o período de atendimento da Carreta na cidade, profissionais da Secretaria da Saúde estarão no local para direcionar a população em relação ao fluxo de atendimento e dar orientações sobre prevenção ao câncer de mama.

Aumento na demanda

Antes da pandemia, a Prefeitura realizava, em média, 1.600 mamografias por ano. De janeiro a agosto deste ano já foram realizadas mais de 1 mil, o que dentro da série histórica, coloca a Prefeitura com maior capacidade em ofertar exames. No entanto, a procura pelo exame via SUS aumentou 300%, sem aumento de recursos pelo Estado ou Governo Federal.

Com a chegada da pandemia, nos anos de 2020 e 2021, a procura caiu bastante, sendo realizadas uma média de 700 exames e ao final do ano, 200 mulheres aguardavam na fila de espera. Fazendo uma comparação com dezembro do ano passado, a demanda neste ano aumentou 40%.

A Prefeitura vem trabalhando incessantemente para atender a esse aumento elevado da demanda e, além da solicitação da presença da Carreta da Mamografia em Valinhos, hoje possui duas clínicas parceiras, sendo uma com contrato de 2.200 exames até o fim do ano.

Local: Valinhos