21 OUT 2022
Concerto e bingo marcam programação do Mês do Idoso no CCI
No salão do Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, ecoou a linda voz do contra tenor Edmilson Pravesh. A atividade fez parte da extensa programação de comemoração do Mês do Idoso. Teve ainda o tradicional bingo, com duas mesas recheadas de brindes. O evento contou com a presença de Josefina Aparecida Palácio, a irmã do artista Roque Palácio, que dá nome ao Centro do Idoso, além da assistente social aposentada, Maria José Batista, que participou da fundação do local.

“Nossos idosos merecem tudo e mais um pouco. Então, comemorar o Mês do Idoso é mais do que justo, é um carinho com eles”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Segundo ela, as demais atividades serviu para premiar o idoso de formas diferentes. “Tivemos culto, gincanas, com a presença dos netos, numa atividade intergeracional, piquenique com guloseimas. Tudo muito gostoso”, acrescentou a prefeita.

A apresentação do contra tenor, com cantos líricos de compositores e cantores, como Antonio Vivaldi, encantou o grupo de idosos. Com uma voz suave, ele foi explicando o contexto das canções, seus autores e, em seguida, executando cada peça com extremo profissionalismo. Ao final da apresentação, muitos idosos foram abraçar e fotografar ao lado do contra tenor.

Conforme o secretário de Assistência Social. Argeu Alencar da Silva, já o bingo foi uma ação solidária, para arrecadar Bis para o Fundo Social de Solidariedade (FSSS), um dos parceiros no Mês do Idoso, assim como as Secretarias de Cultura e Esportes e Lazer e a Associação da Terceira Idade de Valinhos (ATIV).

Presentes
Emocionada, a irmã de Roque Palácio, Josefina, acompanhou as atividades no centro que leva o nome do irmão. “É uma alegria grande estar aqui. Meu irmão gostava demais desta faixa etária”, lembrou Josefina. Segundo ela, é uma honra ter o material do irmão doado ao espaço. “Aqui é onde está todo o material doado dele”, comentou emocionada.

Outra que aproveitou a companhia de Josefina foi a assistente social aposentada, em 2004, depois de 33 anos de serviços prestados à Prefeitura de Valinhos, Maria José Batista. Segundo ela, fez parte do grupo de servidores que colaborou na inauguração do Centro do Idoso na cidade. “É uma satisfação saber que o idoso tem um mês inteiro de comemoração. É ótimo estar aqui e rever amigos e profissionais”, explicou Maria José.

A vice-presidente da ATIV, Ana Maria Tofolo Machado, entendeu que a comemoração é uma valorização do idoso e promove a integração, principalmente intergeracional. “É uma delícia aqui. Não dá pra ficar em casa parado”, incentivou ela. Conforme ela, a ATIV colaborou com os doces do piquenique e com o grande baile, que encerra o mês, no dia 27.

Para o morador do Parque da Colina, Alcides Moava de Araújo, adorou a comemoração do Mês do Idoso. Frequentador há 22 anos do CCI, ele participa de muitas atividades do local. “Eu jogo truco, sempre apareço para as atividades”, explicou ele. Para ele, este um mês com programação para o idoso é muito justo. “É ótimo comemorar o mês inteiro”, finalizou.