18 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Educadores da Emeb Prefeito Vicente José Marchiori abrem participação em curso para uso de projetor smart na rede municipal de ensino
Foto Noticia Principal Grande
Técnico orienta educadores da EMEB Vicente José Marchiori quanto ao uso do novo projetor.
A Prefeitura de Valinhos deu início nesta segunda-feira (17) à capacitação de professores e coordenadores pedagógicos para a utilização dos novos projetores smart nas salas de aula da rede municipal de ensino. A capacitação tem a coordenação da Secretaria de Educação com o apoio da Secretaria de Tecnologia e Qualidade e integra as ações dos programas municipais ‘Valinhos Educação Inovadora’ e ‘Valinhos Mais Conectada’, criados na gestão da prefeita Capitã Lucimara, que juntos somam investimentos de mais de R$ 10 milhões em recursos, e incluem, além dos 130 projetores inteligentes recém-adquiridos, lousas digitais interativas, 1247 desktops e 733 notebooks, sendo 692 exclusivos para uso na área de Tecnologia para a Educação, em atividades pedagógicas, e demais secretarias municipais.

Os projetores ‘inteligentes’, como são também conhecidos, possuem wifi permitindo a interconectividade, acesso à internet, inclusive com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção. A formação, que será aplicada por etapas a todos aos educadores das 50 unidades de ensino do município é realizada de forma presencial nas escolas durante o Horário de Atividade Coletiva (HAC), sem prejuízo ao conteúdo programático dos alunos. Os primeiros educadores a passarem pela nova capacitação foram os da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Prefeito Vicente José Marchiori, de Educação Infantil, no Bom Retiro, que participaram em duas turmas, entre professores e coordenador.

Segundo a prefeita Capitã Lucimara, a utilização dos novos projetores, além das lousas digitais, vai permitir que os professores apresentem conteúdos de forma mais dinâmica e criativa, aproximando-se do cotidiano dos alunos que já vivem na era digital e têm facilidade em compreender a linguagem instantânea. “Os investimentos em equipamentos digitais, assim como em novos projetos pedagógicos e na formação continuada dos educadores integram o programa Valinhos Educação Inovadora que busca desenvolver e aplicar um projeto inovador, que garanta cada vez mais qualidade ao ensino da rede municipal, integrando a importância do uso da tecnologia aos demais ganhos na Educação”, explica a prefeita que ainda destaca a implantação de internet com fibra ótica, ultrarrápida, em todas as unidades educacionais.

A secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, destaca que a formação tecnológica, anteriormente oferecida para uso das lousas digitais e que agora parte para a etapa dos projetores, visa instruir os professores, que já possuem ampla capacidade acadêmica, sobre os ganhos e facilidades que os novos equipamentos permitem no processo pedagógico nos tempos atuais. “A formação contínua dos educadores, em todas as necessidades pedagógicas, tem sido prioridade no governo da prefeita Capitã Lucimara e as capacitações para aplicação de conteúdos digitais pelos professores também está interligada aos novos projetos pedagógicos implantados desde o início do ano, com foco no raciocínio, criticidade e qualidade na formação dos alunos”, acrescenta a secretária.

“Os equipamentos digitais irão contribuir para a continuidade do processo de recuperação do conteúdo prejudicado pela pandemia da Covid-19. Por isso procuramos investir na tecnologia digital e também em outros setores tanto quanto importantes, como as novas salas de recursos para a Educação Especial, compra de materiais paradidáticos, entre diversas outras ações que estimulam áreas científicas, a leitura, o raciocínio, a criticidade dos nossos alunos e um aprender mais envolvente e abrangente”, detalha a secretária Claudineia.

A coordenadora da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori. Ana Cláudia Victor Affonso da Costa Santos, disse que a utilização dos equipamentos digitais de projeção serão úteis no aprendizado. “Recebemos os projetores com muita satisfação, pois é uma ferramenta tecnológica que pode ser utilizada como recurso pedagógico pelos professores de nossa unidade escolar. A Educação precisa avançar em várias esferas, e uma delas é em relação aos recursos tecnológicos. As experiências no chão da escola serão, sem dúvidas, ampliadas com o uso dos projetores na observação de imagens, animações didáticas, entre tantas outras possibilidades. Já estamos pensando em utilizar os recursos deste equipamento na próxima reunião de pais, apresentando a documentação pedagógica em relação aos projetos da escola”.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos