24 OUT 2022
SAÚDE
Prefeitura reforça importância da vacinação de crianças no Dia Mundial de Combate a Poliomielite

Nesta segunda-feira (24), Dia Mundial de Combate a Poliomielite, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, reforça a importância da vacinação para crianças menores de 5 anos que, além de protegê-las, impede a reintrodução da doença no Brasil. A cobertura vacinal na cidade está em 50,54%, considerada abaixo do esperado, já que a meta é atingir 95% do público-alvo.

“A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos está acontecendo na cidade desde agosto e, semanalmente, temos reforçado sua importância e promovido a conscientização da população. O Brasil possui certificado de área livre de circulação do poliovírus selvagem, mas a baixa adesão a vacinação pode reintroduzir o vírus no país. Por isso, pais e responsáveis, levem as crianças para vacinar, isso é muito importante”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Em Valinhos, foram aplicadas 2.929 doses da vacina contra a poliomielite e, no geral do público-alvo, a cobertura vacinal está em 50,54%. Separando por idade, 58,74% das crianças de 1 ano já foram vacinadas, 43,25% das crianças de 2 anos, enquanto as de 3 anos são 50,76% e as de 4 anos são 50,72%.

O surgimento dos imunizantes, das campanhas e das vacinações de rotina fez com que doenças como o sarampo, a febre amarela e a própria poliomielite, que eram extremamente letais, fossem eliminadas ou erradicadas no país. A baixa adesão a vacinação pode aumentar o risco de ocorrência de doenças que estavam erradicadas, como é o caso do sarampo, que foi reintroduzido no Brasil em 2018, devido a pessoas não vacinadas.

“Pedimos que os adultos se conscientizem e entendam a importância da vacinação, isso não é só uma questão pessoal, é uma questão de saúde pública e coletiva. Nossos postos de vacinação estão abertos durante toda a semana, sempre prontos para receber as crianças.”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde de Valinhos, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira.

Local: Valinhos