24 OUT 2022
SAÚDE
Em comemoração ao Dia Nacional do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal, Prefeitura enaltece o trabalho dos profissionais da odontologia

O Dia Nacional do Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal são comemorados nesta terça-feira, 25 de outubro. A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, com o objetivo de enaltecer o trabalho tão importante desses profissionais, ressalta os serviços da área de odontologia oferecidos na rede municipal de saúde.

“A nossa população valinhense é muito bem assistida por profissionais qualificados, extremamente competentes e que realmente se importam com a saúde de seus pacientes. Por isso, parabenizo todos os dentistas da nossa cidade, o trabalho de todos vocês é essencial!”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O Dia do Dentista é comemorado em 25 de outubro, pois foi neste dia, em 1884, que foi assinado o decreto que criou os primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro e Bahia.

De acordo com a Secretaria da Saúde de Valinhos, a rede municipal conta com 37 dentistas e 26 auxiliares, entre as unidades básicas e o CEO. Um balanço mostra que de maio a agosto deste ano, foram realizadas 7.679 consultas odontológicas na cidade, sendo 6.210 nas UBS’s e 1.469 no CEO. Já os procedimentos foram 14.336, sendo 10.786 nas UBS’s e 3.550 no CEO.

Nas Unidades Básicas de Saúde do município são realizados atendimentos básicos de saúde bucal e emergenciais, como procedimentos clínicos em dentística restauradora, prevenção e periodontia básica e cirurgia oral, tendo como referência a atenção secundária quando necessária, baseado em critérios estabelecidos em protocolo. Também são promovidas ações preventivas, com atividades educativas para a prevenção de cárie, câncer de boca, má oclusão, doenças de gengiva e trauma dentário, de forma individual ou coletiva, na própria unidade ou espaços sociais dentro de sua área de abrangência, além dos grupos de gestantes e idosos, por exemplo.

Já no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), são realizados os procedimentos secundários, que são os tratamentos endodônticos de dentes permanentes, cirurgias gengivais, biópsias de lesões bucais, cirurgia de dentes inclusos e atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais. Os pacientes são referenciados pelos dentistas das UBS’s.

Os alunos de 0 a 14 anos das escolas municipais também participam de ações contínuas, com palestras educativas onde recebem orientações de escovação e higiene bucal, utilização do fio dental e manuseio da escovação. Todos recebem escovas de dente.

“Os dentistas vão até as escolas para realizar avaliação de risco de cárie e avaliação na boca das crianças e, caso haja a necessidade de tratamento, o aluno é encaminhado para uma UBS”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Cuidados para manter os dentes saudáveis

Alguns cuidados diários garantem uma higiene bucal em dia e os dentes saudáveis sempre, o que contribui até mesmo com a mastigação correta e a saúde estomacal.

- Escovar os dentes após cada refeição com creme dental com flúor;
- Usar o fio dental diariamente;
- Trocar de escova de dente de três em três meses;
- Fazer a limpeza da língua;
- Consultar o dentista regularmente (no mínimo, uma vez ao ano).

Local: Valinhos