25 OUT 2022
Carreta da Mamografia do Estado inicia os atendimentos em Valinhos

Os atendimentos na Carreta da Mamografia do Governo do Estado começaram nesta terça-feira (25) em Valinhos. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, está no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) fazendo o acompanhamento e direcionando a população em relação ao fluxo de atendimento, além de orientar sobre prevenção ao câncer de mama. Os exames são feitos por demanda espontânea no local da Carreta, onde serão distribuídas 50 senhas por dia durante a semana e 25 aos sábados, sempre a partir das 8h00. Todas as senhas desta terça já foram distribuídas.

“É realmente um momento muito importante, estamos iniciando uma verdadeira força-tarefa para atender todas as pacientes que aguardam na fila de espera pelo exame, cumprindo uma das nossas principais metas de governo”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Mulheres de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, sendo necessário apresentar apenas o RG, CPF e cartão SUS atualizado. Já as mulheres de 35 a 49 e a partir de 70 anos devem comparecer com o encaminhamento médico, RG, CPF e cartão SUS atualizado. Somente serão agendadas moradoras de Valinhos.

No momento do exame, as pacientes não podem estar com creme, desodorante, talco ou óleo na região das mamas e devem estar, preferencialmente, com o cabelo seco. Ainda, é obrigatório o uso de máscara.

A Carreta possui acessibilidade, com elevador para o atendimento de mulheres com dificuldade de locomoção e atenderá em Valinhos até o dia 5 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 e aos sábados, das 8h00 às 12h00. No total, serão feitas 475 mamografias, já que no feriado de Finados, dia 2 de novembro, não haverá atendimento.

Além dessas 475 mamografias, a Prefeitura contratou mais 2.200 exames em uma clínica parceira, que serão realizados até o final do ano. O objetivo é zerar a fila de espera.

“Então as mulheres que não conseguirem fazer a mamografia na Carreta podem ficar tranquilas, até o final do ano elas serão atendidas”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Local: Valinhos