26 OUT 2022
SAÚDE
Prefeitura e Estado seguem com os atendimentos na Carreta da Mamografia em Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, segue com as ações para atender toda a demanda por exames de mamografia na cidade. Uma delas é a vinda da Carreta da Mamografia do Governo do Estado, que iniciou os atendimentos na terça-feira (25), no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), realizando 50 exames e, nesta quarta-feira (26), atenderá mais 50 mulheres. A Secretaria da Saúde reforça que os exames são feitos por demanda espontânea no local da Carreta, onde são distribuídas 50 senhas por dia durante a semana e 25 aos sábados, sempre a partir das 8h00. A orientação inicial de pré-cadastro foi alterada pelo Estado, que agora não usa mais o protocolo de agendamento, somente de demanda espontânea.

“Mas ressaltamos que ninguém ficará sem a mamografia, pois além da Carreta, nós contratamos mais 2.200 exames em uma clínica parceira, que serão realizados até o final do ano. Como sempre reforçamos, uma das nossas maiores metas de governo é zerar a fila de espera por consultas e exames e estamos muito perto de atingir esse objetivo em relação a mamografia.”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A Carreta atenderá na cidade até o dia 5 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 e aos sábados, das 8h00 às 12h00. No total, serão feitas 475 mamografias, já que no feriado de Finados, dia 2 de novembro, não haverá atendimento.

Mulheres de 50 a 69 anos não precisam de pedido médico, sendo necessário apresentar apenas o RG, CPF e cartão SUS atualizado. Já as mulheres de 35 a 49 e a partir de 70 anos devem comparecer com o encaminhamento médico, RG, CPF e cartão SUS atualizado. Somente serão agendadas moradoras de Valinhos.

No momento do exame, as pacientes não podem estar com creme, desodorante, talco ou óleo na região das mamas e devem estar, preferencialmente, com o cabelo seco. Ainda, é obrigatório o uso de máscara.

“O fluxo de atendimento está correndo muito bem, as pacientes que pegam a senha de manhã, mas estão na escala de atendimento na parte da tarde, são orientadas a voltar depois, para não terem que ficar esperando. Desta forma, os atendimentos estão muito organizados”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Local: Valinhos