31 OUT 2022
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
Participantes elogiam curso gratuito de Massas Artesanais do Fundo Social
De longe se ouve a animação do grupo do curso gratuito de Massas Artesanais do Fundo Social, da Prefeitura de Valinhos, na cozinha industrial do Centro Cultural Vicente Musselli. Ao fundo, o cheiro do molho vermelho na panela invade o ambiente. Os alunos afirmam que não conseguem apontar a massa ou o molho mais gostoso que já aprenderam. “É tudo muito bom”, resumem os participantes. Além das massas e molhos, durante as aulas são passados técnicas de conservação, congelamento, preço e mercado profissional pelo professor Fernando Yamamoto.

O curso segue até dia 11 de novembro. “Os cursos oferecidos pelo Fundo Social têm a preocupação de levar uma aprendizagem de qualidade e com visão para se planejar para abertura de um negócio ou para quem prefira transformar seu aprendizado em algo prazeroso para a família”, descreve a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Iniciado no dia 11 deste mês, o curso é apostilado. “Eles aprendem a massa básica, o que permite fazer outras massas, como lasanha, macarrão. Hoje será ravioli, com recheio de muçarela e requeijão , com manjericão”, detalhou o professor. Segundo ele, o curso é bastante diversificado, com ensinamentos sobre ingredientes, as massas, inclusive as saborizadas, os molhos e a melhor combinação.

Conforme Yamamoto, também é ensinado as técnicas de conservação e congelamento, para melhor aproveitamento da produção de massas. “Também orientou sobre precificação, como vender, sobre mercado. É um curso que permite a pessoa fazer uma boa refeição para a família, mas também pensar em abrir um negócio”, acrescentou.

Negócios
A paixão pela cozinha foi um dos motivos que levou a Carine Antonucci, do Bairro Parque Terra Nova, a fazer o curso. “Mas eu também tenho intenção de abrir um negócio próprio. Este é o primeiro curso meu, é o passo inicial”, explicou ela, que elogiou a versatilidade do professor. “Aprendemos a massa integral, que não tinha na apostila e com outros tipos de farinhas. O bom que é tudo na prática aqui”, disse. Para ela, a surpresa foi a produção de nhoque, com uma massa leve.

Morador do Centro da cidade, Adilson Donizete Agostinho, afirmou que está fazendo o curso para cozinhar em família. “Eu gostei de tudo, não teve nada que aprendi que não gostei. Tudo muito bem ensinado e todas as massas ficaram ótimas”, elogiou. De acordo com ele, o curso ensina todo o processo. “Desde separar os ingredientes, elaboração da massa, confecção dos molhos, abrir a massa e a preparação do prato”, enumerou.

Com 83 anos, a moradora do Bairro Santa Cruz, Mafalta Trombetta Mayr, apesar de ser experiente na cozinha, diz que sempre tem coisa para aprender. “É um curso prático, com massas boas pra trabalhar e com um professor ótimo”, afirmou. Ela também se surpreendeu com o nhoque. “Gostei de aprender o ponto do nhoque”, finalizou.

A turma gostou tanto do curso e das massas que já estão planejando criar o Clube de Massas, para trocas de receitas e não perder o contato.