01 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeita Capitã Lucimara ressalta políticas públicas para proteção das mulheres na conclusão da 2ª turma do curso de defesa pessoal oferecido pela Guarda Civil Municipal
A prefeita Capitã Lucimara destacou as diversas ações que são desenvolvidas pela Prefeitura de Valinhos para proteger as mulheres durante a solenidade de formatura da 2ª turma do curso de noções básicas de defesa pessoal, na manhã desta terça-feira, dia 1º, na sede da Guarda Civil Municipal de Valinhos. Além da prefeita participaram os vereadores Thiago Samasso, César Rocha e Simone Bellini, que é guarda municipal, secretário de Segurança Pública e Cidadania Osmir Cruz, subcomandante GCM Sandra Magalhães, investigador chefe da Polícia Civil, Moacir Marchi, Maria Teresa Souza Amaral, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e a coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, GCM subinspetora Rose. A instrução desta turma coube à subinspetora GCM Mara e ao GCM Souza, que também participaram da solenidade de encerramento.

A prefeita Capitã Lucimara destacou na solenidade as ações da municipalidade implantadas no seu governo voltadas para proteger o público feminino e promover o empoderamento da mulher. “Estamos trabalhando desde o início da gestão para que as mulheres tenham condições de se empoderar e oferecemos condições para isso em várias frentes, tanto incentivando a independência financeira com cursos profissionalizantes, palestras de conscientização, criação do Projeto Guardiã Maria da Penha, acompanhamento de medidas protetivas a favor das mulheres vítimas de violência, entre outras ações”, disse.

O secretário de Segurança Pública Osmir Cruz ressaltou que desde a criação do Projeto Guardiã Maria da Penha a Guarda Civil Municipal atende cerca de 40 medidas protetivas, que são acompanhamentos realizados pela equipe Guardiã Maria da Penha junto às mulheres vítimas de violência doméstica por determinação judicial, enaltecendo o nível de credibilidade das ações. “Recentemente fomos procurados por uma jovem de 15 anos com seu filho pequeno, procurando ajuda da Guarda por ter sido vítima de violência. É um fato que demonstra o quanto as mulheres precisam se encorajar nesta luta”, destacou.

Ao final as participantes receberam certificado de participação do curso de noções básicas de defesa pessoal. De forma especial também foram presenteados o professor Marcos Lopes, da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, e a instrutora subinspetora GCM Mara, por terem desenvolvido, em 2020, o Projeto Sobreviva, também voltado a ensinar princípios básicos de defesa pessoal feminina.

3ª turma

Terminou ontem o prazo de inscrição para interessadas em participar da terceira turma do curso de noções básicas de defesa pessoal para mulheres, que terá início no próximo dia 9, quarta-feira, às 8h30, na sede da Guarda Civil Municipal. Esta será a última turma deste ano, já que o término está programado para a segunda quinzena de dezembro.

De acordo com a subinspetora Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, esta turma terá um número maior de participantes, que poderá chegar a 50 mulheres, para ampliar ainda mais os ensinamentos de defesa pessoal para o público feminino valinhense. “A partir de agora, com a experiência que já adquirimos e tendo logística para tanto, vamos expandir o número de participantes e assim capacitar ainda mais mulheres a terem condições de se defenderem em situações de ataques e violências”, explicou a coordenadora.