03 NOV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos reúne produtores rurais na 2ª edição do Agiliza Agro
Foto Noticia Principal Grande
secretário de Desenvolvimento Econômico, rafael Agostinho, fala aos agricultores no II Agiliza Agro de Valinhos
Atividade integra as ações do Programa Municipal Valinhos Agro criado no governo da Capitã Lucimara

A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Sindicato Rural de Valinhos, promoveu esta semana mais um encontro para maior aproximação com os agricultores do município. Foi durante a 2ª edição do Agiliza Agro que reuniu na terça-feira (1º) os produtores rurais de várias regiões de Valinhos no Camping Macuco, onde receberam diversas orientações e discutiram temas pertinentes às necessidades do setor. A ação faz parte da programação das atividades voltadas à agricultura familiar desenvolvidas pelo Programa Municipal Valinhos Agro, instituído na gestão da prefeita Capitã Lucimara e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Foram convidados a participar do encontro representantes de associações rurais, sendo a Associação Agrícola de Valinhos e Região, AMARCA (Associação dos Moradores dos Bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari), Associação da Reforma Agrária e Associação Nipo Brasileira do Bairro Macuco.

A prefeita destacou que assim como na primeira edição do Agiliza Agro, realizada pela administração municipal em setembro, o resultado deste segundo encontro foi também relevante para o desenvolvimento do setor rural e para o estreitamento da relação entre os produtores e a administração municipal. “Assim como no primeiro Agiliza Agro, a segunda edição levou temas importantes para serem tratados junto aos nossos agricultores, como manterem em dia e regularizadas as suas atividades dos pontos de vista legal, fiscal e tributário e garantir, desta forma, benefícios junto às instituições de apoio à agricultura familiar. Também foram levadas palestras sobre o Cadastro Ambiental Rural e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, entre outras. A ideia, além de fornecer orientações, é nos colocarmos à disposição como poder público municipal em apoio às necessidades dos nossos trabalhadores rurais”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

Além das orientações sobre os cadastros no CAR e CAF, fornecidas pela engenheira agrônoma Andreia de Barros Collaço, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), vinculada ao Governo do Estado, houve a participação do diretor de Escola do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Everson de Aro Capobianco, que em parceria com a Prefeitura, se colocou à disposição para que o Senai ofereça cursos gratuitos aos agricultores relacionados ao setor.

Já o Sindicato Rural de Valinhos, que é apoiador da Prefeitura na realização do Agiliza Agro, foi representado pela gerente jurídica da entidade, Renata Stopiglia, e pelo seu presidente Pedro Pelegrini, que também é presidente da Associação Agrícola de Valinhos e Região. A convite do Sindicato Rural, houve ainda a apresentação do contador Alceli Pedro Armelin, do Escritório de Contabilidade Santo Antônio, que falou sobre a necessidade dos agricultores se adaptarem à emissão da Nota Fiscal Eletrônica, além das facilidades e benefícios deles emitirem seus documentos por meio de certificação digital.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Agostinho, assim como o 1º Agiliza Agro, este segundo evento em parceria com o Sindicato Rural buscou estimular os produtores rurais a se interessarem pela modernização de suas atividades comerciais, bem como o aumento do nível de competitividade através de pequenas mudanças que vão ainda contribuir com o retorno de receitas para o município. O diretor de Agricultura, Aluísio Mamprin, também presente no encontro, destacou que outro ponto importante foi a abordagem sobre as vantagens dos agricultores estarem com as atividades regularizadas para que futuramente possam emitir o CAF, que é o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, um requisito básico para o empreendedor familiar rural acessar diversas políticas públicas voltadas para o incentivo e a geração de renda.
Fonte: Prefeitura de Valinhos reúne produtores rurais na 2ª edição do Agiliza Agro