04 NOV 2022
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura inicia projeto de implantação de vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e revitalização da sinalização nas escolas de Valinhos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciou a revitalização da sinalização de solo nas Unidades de Ensino do município, incluindo a implantação de vagas de estacionamento para veículos que transportem pessoas com deficiência (PcD), com o objetivo de atingir a meta de 100% das escolas com vagas preferenciais. Na quinta-feira (3), a CEMEI São Lucas e a EMEB Luiz Antoniazzi receberam repintura de faixas de pedestres, vagas de transporte escolar e PcD já existentes. A ação faz parte do projeto que vai revitalizar a sinalização viária de toda a cidade.

“Queremos que todas as Unidades de Ensino de Valinhos tenham vagas de estacionamento para pessoa com deficiência, direito assegurado por lei, pensando em facilitar a mobilidade para os pais que transitam com o filho no caminho do carro até o portão de entrada”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

As EMEBs Dom Bosco, Horácio de Salles Cunha/Pedro Luiz Rodrigues de Souza, Dom Agnelo Rossi, Carolina de Oliveira Sigrist e Capivari não possuem vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, mas, em breve, serão implantadas.

“Revitalizamos a sinalização das primeiras escolas, mas temos um cronograma extenso pela frente, incluindo as escolas que não possuem vaga PcD e logo colocaremos. Mas reforçamos que para estacionar na vaga é necessário portar a credencial de estacionamento para pessoas com deficiência, emitida na Secretaria de Mobilidade Urbana”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

O credenciamento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h00, na Rua Doutor Fernando Leite Ferraz, 705 - Parque Terra Nova. De acordo com a Mobilidade Urbana, os cartões de estacionamento tem validade de cinco anos. Atualmente, Valinhos possui 1.192 credenciais para pessoas com deficiência em vigência.

A revitalização da sinalização das escolas faz parte do projeto que revitalizará toda a sinalização horizontal, vertical e semafórica de Valinhos. Até o momento, diversos pontos da região central e do bairro Jardim das Figueiras já foram contemplados com faixa de pedestres, pare, retenção, marcações de linha simples contínua, seccionada e de bordo e vagas de estacionamento. Ainda, 13 pontos passaram pela troca das lâmpadas convencionais dos focos dos semáforos por lâmpadas de LED, troca de cabos de energia, manutenção dos braços projetados e demais componentes.

Local: Valinhos