04 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Escolas municipais de Valinhos promovem semanas literárias e enriquecem dinâmica do aprendizado
Dentro das programações e atividades pedagógicas na rede municipal de ensino de Valinhos, algumas unidades escolares se programam para a realização de semanas literárias com o objetivo de enriquecer o aprendizado dos alunos. Na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Prefeito Jerônymo Alves Corrêa, no bairro Jardim do Lago, a 1ª Semana Literária foi promovida nos últimos dias 31 de outubro e 1º de novembro como resultado do trabalho interdisciplinar das disciplinas de História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes e contemplou o projeto ‘Protagonismo e Igualdade da rede municipal de Valinhos’.

Já entre os próximos dias 7 e 11 será a vez das EMEB’s Tomoharu Kimbara, de Ensino Fundamental, e Antônio Favrin, de Educação Infantil, ambas localizadas no bairro Macuco, promoverem também com o apoio da Secretaria de Educação a tradicional Semana Literária, que vai contar com a participação dos alunos e educadores das unidades em sua 10ª edição.

A direção da EMEB Prefeito Jerônymo Alves Corrêa destaca que a 1ª Semana Literária foi idealizada a partir da introdução na rede municipal do Projeto ‘Leitura em Minha Casa’, com a entrega dos kits de leitura pela Prefeitura às escolas. A prefeita Capitã Lucimara complementa que dentro do Programa Municipal Educação Inovadora, criado em seu governo, a introdução de novos projetos pedagógicos, que inclui o Leitura em Minha Casa e os jogos de raciocínio da Majog e Mind Lab, tem colaborado para inovar no modelo de aprendizado na rede municipal de ensino em Valinhos.

“Todos os esforços da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação, estão sendo empenhados levando aos alunos que fazem parte do sistema municipal de ensino novos projetos pedagógicos*. De* forma lúdica, criativa e com muito comprometimento*,* dos educadores têm contribuído diariamente para garantir ainda mais qualidade no processo educacional e na recuperação dos conteúdos prejudicados em razão do período mais crítico da pandemia*,* quando o aprendizado teve que ser de forma remota”, avalia a prefeita.

“Com o projeto Leitura em Minha Casa, os alunos podem participar de rodas de leitura, ter contato com histórias novas e, assim, criar o hábito de escutar a leitura em voz alta realizada pelo adulto. Com o recebimento de um kit de oito livros para cada aluno, desde as crianças que possuem dois anos nas CEMEI’s, eles podem explorá-los, folheá-los e iniciar a construção de seu repertório literário. A exemplo da Semana Literária da EMEB Prefeito Jerônymo Alves Corrêa, todas as unidades de ensino estão de parabéns por trabalhar com afinco o projeto em sala de aula e estendê-lo para outras atividades pedagógicas”, complementa a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

“Os alunos começaram a desenvolver as atividades de leitura e interpretação e o processo de criação e desenvolvimento do roteiro das apresentações que contou com grande diversidade no programa: contação de histórias, declamação de poesias, palestras, show de entrevistas entre outros. Os ensaios iniciaram após as férias de julho e culminaram com as apresentações na Semana Literária”, conta a professora de Língua Portuguesa, Juliane B. Gomes.

“Apesar do árduo trabalho dos professores e alunos, a atividade foi bem recepcionada pelos alunos e trouxe uma dinâmica diferente para as aulas de Língua Portuguesa. Com certeza vamos nos preparar para no próximo ano apresentar outros trabalhos para nossa Feira Cultural”, diz ainda a professora Juliane.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos