“Fazer pão é uma arte!”, ensina o professor e chefe de cozinha, Primo Melaré, durante a aula do curso gratuito de Panificação Natalina, promovido pelo Valiprev em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), da Prefeitura de Valinhos, e o SENAI. Em meio a farinha, óleo, chocolate e muitas dicas, a receita do dia foi o chocotone com nozes. Com encerramento na próxima sexta-feira (11), os participantes aprenderão o panetone tradicional, a colomba e outras guloseimas típicas da época. Serão passadas ainda noções de empreendedorismo.
O curso é ministrado na cozinha industrial do Centro Cultural Vicente Musseli, da Secretaria da Cultura. “É uma capacitação que ajuda muito nesta época. Não só porque dá para fazer um agrado à família, mas também é possível pensar em ter uma renda extra ou até se tornar a renda principal”, sugere a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
O treinamento teve aula teórica, desde a história, técnicas, cuidados na cozinha, exigências da Vigilância Sanitária até conhecimento sobre o uso do fogão industrial e equipamentos. “Elas vão aprender vários produtos natalinos, mas também sobre empreendedorismo. Em outros cursos recebemos retorno e muitas alunas começaram como renda extra e hoje é a renda principal”, explica o professor.
Instrutor desde 2019 no SENAI, o professor passou várias dicas culinárias, tais como a ordem de colocação dos ingredientes, a gordura, a riqueza da farinha, a diferença sobre fermento seco e fresco e outros. “Não coloque farinha nas mãos para retirar o excesso e acrescentar depois na massa. Isto resseca a massa”, avisou, lembrando que aprenderão ainda o panetone salgado (com tomate seco) e o stolen (receita alemã).
A maioria das participantes espera aprender muitas receitas para fazer uma mesa farta para seus familiares durante este Natal. “Eu sou aposentada. Então, é uma oportunidade de aprender novas coisas. Quero fazer as receitas para a família”, confirmou a moradora do Jardim Jurema, Edilene Costa.
A moradora do Jardim Itapuã, Maria Rosa Wagner Bento Barbi, contou que nunca fez pães. “Tudo o que estou aprendendo é novidade. Quero fazer tudo para minha família”, explicou ela. Apesar de a família ser o centro da motivação do curso, algumas já adiantaram que irão testas as receitas em casa, mas cogitam estender à experimentação aos amigos e depois estudar a possibilidade da geração de renda extra.
Conforme o curso, os participantes também aprendem noções de empreendedorismo, como mercado, preço e suas variações. “Plantamos uma sementinha, explicando que sempre é possível transformar em uma fonte de renda em casa, com produtos simples e aplicando a técnicas adequadas”, finalizou o professor.
Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP