10 NOV 2022
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
Encerramento do curso gratuito de Massas Artesanais teve entrega de certificado, aniversário e pedidos de mais cursos

Num clima descontraído, o encerramento do curso gratuito de Massas Artesanais, do Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Valinhos, teve entrega de certificado, comemoração do aniversário da presidente do Fundo Social, Eva Aparecida Cassoli, e muitos pedidos de novos cursos. Realizado nesta quinta-feira (10), o evento foi celebrado com duas massas feitas pelos alunos, com ajuda do professor Fernando Yamamoto.

“Ficamos muito felizes com mais uma turma encerrando um dos nossos cursos. Este ano tivemos cursos nas áreas da beleza e de culinária. Queremos que todas as famílias tenham oportunidade de levar o seu próprio sustento para casa, porque os cursos permitem a geração de renda extra e também fazer um agrado às famílias”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Após entregarem os certificados, a equipe do Fundo Social sorteou dois brindes aos participantes, doados pelo professor Fernando Yamamoto, e juntos cantaram a tradicional música de Parabéns à presidente do Fundo Social, Eva Aparecida Cassoli, que é aposentada pela Prefeitura de Valinhos e se dedica ao voluntariado. “É muito gratificante poder ajudar o próximo”, afirmou ela, que recebeu o primeiro pedaço da lasanha preparada pelos alunos.

O diretor do Fundo Social, Fábio Cuono, ressaltou a importância de contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade. “Os cursos são uma possibilidade de renda extra para famílias em situação de vulnerabilidade. Se conseguirmos que uma família saia de sua situação de vulnerabilidade, já ficaremos felizes”, afirmou o diretor.

O diretor do Fundo Social adiantou que o calendário dos cursos foi encerrado com o de Massas Artesanais. “Mas já estamos planejando dois cursos para o próximo ano, a partir de janeiro. Temos cursos de cuidador de idosos e de culinária”, antecipou.

Aprovado
Acostumado com a cozinha, o professor e gastrônomo, Fernando Yamamoto, estreou na área de ensinar sua arte a outras pessoas. “Eu fiquei muito feliz com minha primeira turma”, confirmou ele. Conforme o professor, o curso garante não só conhecimentos sobre massas, com muitas dicas, mas também a parte de negócios. “Foi passado sobre mercado, preços, custos. Para quem quer iniciar seu negócio, é um pontapé”, garantiu.

Moradora da Vila Pagano, Sandra Scimpalha, recomendou o curso aos interessados. “Eu gostei do professor e a sua didática, do material, da aula interativa. Eu gostei de tudo”, resumiu ela. Segundo ela, mesmo quem já cozinha é possível aprender muitas truques e dicas. “Para quem quer abrir um negócio foi ótimo. Temos uma apostila completa, com a parte de precificação no final”, completou.

O curso foi tudo o que a moradora do Castelo, Sílvia Cristina Velar Dias, esperava. “Eu estou pensando em abrir uma cafeteria. Com o que aprendi dá para pensar em expansão no futuro, colocando coisas feitas por mim”, relatou. O que mais gostou foi aprender a fazer canelone. “A massa é maravilhosa. Fica leve, gostosa, saborosa”, descreveu Sílvia.

“Tudo é proveitoso no curso. Não sei dizer o que mais gostei, porque gostei de tudo”, garantiu o morador do Centro da cidade, Adílson Donizete Agostinho. Conforme ele, o curso foi de grande valia para quem quer abrir seu negócio ou só cozinhar uma comida saudável e caseira. “Eu vou cozinhar para a família”, afirmou.