18 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Civil Municipal alerta proprietários de veículos furtados ou roubados para cancelar restrição na Polícia Civil após recuperação
Com a implantação e funcionamento do sistema inteligente de monitoramento de veículos por câmeras em Valinhos em diversos acessos da cidade, aumentaram os casos de localização instantânea de veículos com registro de furto e roubo pelo Brasil afora, inclusive dos que já foram recuperados pelos seus proprietários, mobilizando desnecessariamente equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) para abordagem do carro e causando constrangimentos aos seus ocupantes. Mediante esse cenário, a corporação alerta para que os proprietários, nestes casos, procurem a delegacia de Polícia Civil para comunicar a recuperação da posse do veículo.

Implantado desde agosto pela prefeita Capitã Lucimara dentro do projeto do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal, o moderno sistema de câmeras de segurança identifica a restrição de roubo e furto no cadastro do veículo e avisa a central da GCM por um alarme. Automaticamente as equipes de patrulhamento são comunicadas da presença do ilícito nas ruas da cidade e partem para o atendimento da ocorrência. “O sistema vem apontando diversos veículos com a restrição, que quando são abordados pelos guardas municipais, identificam que o condutor é o proprietário. Por isso é importante que recuperado o veículo, o titular já comunique formalmente a Polícia Civil para baixa no sistema”, explicou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Conforme o inspetor GCM Robson Cleber, coordenador do COI, diariamente são emitidos, em média, quatro alertas de entrada em Valinhos de veículos que estão com queixa de furto ou roubo, ou ainda que seus proprietários estão com mandado de prisão cujo nome está inserido no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça. “Ou seja, a GCM se mobiliza para localizar esses veículos e faz a abordagem seguindo os procedimentos de segurança, a princípio pensando que os ocupantes são criminosos, quando na maioria das vezes são os próprios proprietários que recuperaram o veículo e estão ali dirigindo tranquilamente”, orientou.

A orientação do comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, é para que os proprietários que retomaram a posse do seu veículo roubado e furtado procurem imediatamente uma delegacia de Polícia Civil para retirar a restrição do sistema, já que ela fica aberta para todo Brasil. “Vale ressaltar que todos os documentos do veículo devem estar em ordem para que seja feita a liberação do mesmo", disse.

O que fazer em caso de furto ou roubo

A Guarda Civil Municipal orienta as vítimas que assim que identificar a situação, para que comunique o furto ou roubo do veículo nos telefones de emergência 153 (GCM), 190 (Polícia Militar), 191 (Polícia Rodoviária Federal) ou, ainda, pelo aplicativo Sinesp Cidadão (disponível na Play Store e Apple Store). Essa última ferramenta de comunicação de roubo e furto de veículo pode ser usada por pessoas previamente cadastradas no Sinesp Cidadão, para geração de alerta de restrição com duração de 72 horas, que será visualizada por vários órgãos policiais conveniados com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação