29 NOV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Valinhos cria 639 empregos em outubro e saldo positivo no ano chega a 1.850 postos de trabalho

Cidade teve desempenho positivo no comércio, indústria, construção, serviços e agropecuária e segue tendência de alta pelo segundo ano consecutivo

Valinhos registrou 639 novos empregos formais em outubro e criou vagas em todos os setores da economia. É o que revelam os dados divulgados hoje (29) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Com o saldo positivo no mês passado, Valinhos acumulou 1.850 novos postos de trabalho em 2022. O desempenho foi satisfatório em todos os grupos de atividade econômica indicados pelo cadastro, que são comércio, indústria, construção, serviços e agropecuária.

“Mesmo depois de um período difícil de pandemia, Valinhos encerrou 2021 com mais de 2 mil novos empregos e estamos caminhando para terminar este ano com resultados positivos também. Isso mostra comprometimento do trabalho na busca por uma gestão pública que torne nossa cidade cada mais atrativa para os investidores e o empenho da iniciativa privada na geração de empregos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A prefeita observa que Valinhos tem uma vocação econômica variada, à medida que consolida novos postos de trabalho em todos os setores e confirma o seu potencial econômico e capacidade de desenvolvimento. Em outubro foram registradas 2.301 admissões, contra 1.662 desligamentos. Do saldo de 639 novas vagas, o comércio foi o setor que mais gerou oportunidades, com 186 novos empregos, seguido pela indústria com 180, construção civil com 160, serviços com 103 e agropecuária com 10.

Jovens

A faixa etária com mais admissões foi a de pessoas entre 40 e 49 anos, seguida das pessoas entre 18 e 24, o que mostra que os jovens que terminam o ensino médio estão conseguindo oportunidades no mercado de trabalho da cidade.

Reação

No comparativo mensal, os dados refletem uma reação no último mês, pois em setembro o número de desligamentos foi maior do que o das admissões, fechando com um saldo negativo de 125 empregos. O salto de um mês para o outro foi de 514 novas vagas. O mesmo acontece se comparado com outubro de 2021, quando a cidade fechou o mês com saldo negativo de 23 empregos com carteira assinada.

“Esses resultados mostram que a nossa economia está respondendo bem no cenário mundial. Essa geração de emprego é muito importante para manter a alta empregabilidade e a produção de receita para o município”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

Local: Valinhos