01 DEZ 2022
Mulheres aprimoram noções básicas de defesa pessoal na 4ª aula

Atividade é realizada semanalmente na sede da Guarda Civil Municipal e visa despertar o encorajamento e o empoderamento feminino

A quarta aula de noções básicas de defesa pessoal para mulheres participantes do Projeto Guardiã Maria da Penha, oferecido pela Prefeitura de Valinhos e Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, trabalhou nesta quarta-feira (30) o aprimoramento de técnicas para enfrentar ataques e agressões. A atividade é realizada semanalmente na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e visando despertar o encorajamento e o empoderamento feminino.

“Estamos na metade deste ciclo e muitas técnicas já foram ensinadas. No final as participantes saberão como agir diante de um assédio ou agressão e tomar atitudes conscientes para sair desta triste situação, que infelizmente ainda atinge muitas vítimas dentro do próprio lar”, salientou a prefeita Capitã Lucimara.

Na aula desta quarta-feira, as instrutoras da GCM, subinspetoras Mara e Rose, esta coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, exigiram muito esforço das participantes. Usando luvas de boxe, as mulheres soltaram o braço ao máximo aplicando golpes como defesa. “A ideia é incentivá-las a perder a timidez e, ao final de cada sessão, oferecemos salva de palmas para mostrar que elas são capazes de encarar uma situação difícil”, disse a coordenadora Rose.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, destaca que sempre é incentivado nas aulas que se alguma participante souber da ocorrência de violência que denuncie para a Guarda Civil Municipal (telefone 153) ou outros canais de denúncia existentes como o 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e 181 (Disque Denúncia). “Nosso objetivo é proteger a mulher, ensinando a prevenção e atendendo os chamados de emergência, sempre tendo a sociedade como parceira”, ressaltou.

O comandante da GCM, Aparecido Ignácio, lembrou que Valinhos é uma das cidades pioneiras na Região Metropolitana de Campinas e no Estado de São Paulo a ter na corporação uma equipe especializada voltada ao atendimento para mulheres vítimas de violência, e a atenção dada a Lei Maria da Penha (11.340/2006) nas aulas do Estágio de Qualificação Profissional em sala de aula tornam a GCM cada vez mais preparada para proteger as mulheres.