07 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Valinhos investe em educação e projeto inovador de leitura envolvendo mais de 11 mil alunos da rede municipal
Foto Noticia Principal Grande
Alunos da EMEB Prefeito Vicente José Marchiori escutam atentamente a estória contada pela diretora Rose vestida de mamãe Noel.
Estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar contações de histórias com a utilização de todos os livros do Kit

Os alunos da rede municipal de ensino de Valinhos estão fechando o ano letivo de 2022 com um olhar diferenciado à leitura. Durante 10 meses, desde que houve o retorno às aulas presenciais, eles foram estimulados pelos educadores a lerem diversos livros do projeto ‘Leitura em Minha Casa’, introduzido pela Secretaria de Educação de forma inédita na rede. Aplicada desde os anos iniciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s), no Ensino Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), num total de 11.243 mil alunos envolvidos.

“O projeto Leitura em Minha Casa foi mais um investimento importante em educação, pois possibilita experiências que contribuem para a ampliação do letramento e para a formação do leitor literário. Desde bem pequenos, os alunos reconhecem os textos literários como parte do contexto histórico e do mundo imaginário, apresentando uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os em sua diversidade cultural como patrimônio artístico da humanidade”, destaca a prefeita Capitã Lucimara, que esteve no encerramento do projeto na EMEB prefeito Vicente José Marchiori, onde os alunos da Educação Infantil vivenciaram toda a experiência.

Segundo a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, o projeto é primordial para o incentivo à leitura. “No decorrer de 2022 as escolas tiveram a oportunidade de vivenciar contações de histórias com a utilização de todos os livros do Kit e as equipes pedagógicas das unidades escolares vêm desenvolvendo projetos encantadores junto aos alunos. Desde que foi implantado, os alunos têm ficado maravilhados ao terem contato com o próprio kit de livros e, como podem levá-los para casa, entram, juntamente com suas famílias, no universo da leitura”, conta a secretária.

A EMEB Prefeito Vicente José Marchiori, no Bom Retiro, tem se destacado na aplicação do projeto junto aos seus alunos da Educação Infantil, com diversas atividades dentro do ‘Literatura Marchiori: Leitura em Minha Casa – Ciranda na Escola’. Os professores e até mesmo a diretora Rose Arlete Giardelli, que é da rede municipal há 50 anos e está prestes a se aposentar, além de pais de alunos participam do projeto, se vestem dos personagens e encantam os alunos, levando-os a magia das estórias infantis na nova ‘Sala Ipê Amarelo’ de leitura.

Já em sala de aula, as professoras trabalham os conteúdos de cada livro para o desenvolver do letramento, criticidade e habilidades socioemocionais conforme os temas abordados pelos escritores. “O Projeto Leitura em minha Casa da Ciranda Cultural, foi muito bem acolhido pela comunidade escolar. Professoras, crianças e familiares têm dado um feedback extremamente positivo. Ter a oportunidade de ter literaturas infantis para todas as crianças para trabalhar em sala de aula e ainda estender essa conexão com a família é de profundo valor para o incentivo ao gosto e o desenvolvimento do hábito da leitura”, ressalta a coordenadora pedagógica da EMEB, Ana Cláudia Victor Affonso da Costa Santos.

“Muitas foram as estratégias para a leitura, contação de histórias e entrega dos livros. O Leitura em Minha Casa está sendo formalizado com imagens e textos para ser inserido no PPP da escola, que é o Projeto Político Pedagógico, e acrescentou muito no Projeto de Literatura da escola. Recebemos autores de livros e convidamos os pais para virem à escola para contar histórias também e foi uma alegria tê-los conosco nessa caminhada literária”, avalia a diretora Rose Arlete.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos