12 DEZ 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Defesa Civil alerta para previsão de mais chuvas fortes
A equipe de Defesa Civil de Valinhos alerta para previsão de chuvas fortes para a tarde de hoje e os próximos dois dias. De acordo com o diretor de Defesa Civil de Valinhos, Marcos de Paula, no domingo (11) houve quedas de duas árvores sobre residências, porém não houve feridos.

Uma queda foi na Rua Carmelina Previtalle Pêra, no Jardim Ribeiro, e os moradores precisaram deixar o local. “O imóvel, que era alugado por uma empresa para seus colaboradores, será interditado”, explica. Já na rua Francisco Glicério, no bairro Castelo, os moradores não precisaram sair do imóvel.

As árvores e os galhos estão sendo removidos desde o início da manhã de hoje (12). Nas últimas 24horas, choveu 127mm na cidade. Houve ainda outras seis quedas de árvores. Os trabalhos da Defesa Civil têm o apoio das equipes dos Bombeiros e Departamento de Praças e Jardins (DPJ).

Operação Verão

A Operação Verão 2022/2023 foi instituída por decreto da prefeita Capitã Lucimara que estabelece o tempo de vigência da atenção entre o próximo dia 1º de dezembro até 31 de março de 2023 e determina ações do Departamento de Defesa Civil para prevenir consequências durante o período de mais incidência de chuvas. Em situações de desastres, o decreto prevê que as atividades de primeiro atendimento são de responsabilidade do governo municipal e os órgãos e setores da administração municipal devem colocar à disposição da Defesa Civil todos os meios e os recursos para o bom desempenho de suas ações para o bem das pessoas e localidades atingidas.

O diretor de Defesa Civil, informou ainda que o órgão está finalizando uma campanha de conscientização por meio de carro de som para ser transmitida nos bairros, principalmente nos apontados pelo relatório do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Governo do Estado de São Paulo como críticos para ocorrência de enchentes e deslizamentos: Pinheirinho (ao longo da margem da linha férrea), Parque Portugal, Country Club e região da Avenida Invernada.

Compete a Defesa Civil a elaboração e a coordenação do Plano de Contingência, a análise das previsões meteorológicas fornecidas pelo órgão estadual e a transformação do estado de observação em estado de atenção, alerta ou alerta máximo.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, a municipalidade quer envolver a população a participar da Operação Verão. “Por isso que vamos iniciar a campanha de conscientização, que é justamente para os moradores evitarem algumas ações como jogar lixo na rua que pode impedir a passagem das águas de chuva, preservar limpa a viela sanitária de suas residências, entre outras posturas”, disse.

A Guarda Civil Municipal (GCM) atende pelos telefones 153 /3869-3535, a Defesa Civil pelo 199/3859-2055 e Corpo de Bombeiros pelo 193.
Local: Valinhos