14 DEZ 2022
Alunos da área rural de Valinhos concluem curso gratuito de Espanhol
Alunos de espanhol da EMEB Edina A. Bampa da Fonseca em visita a Viracopos
Projeto voluntário já formou mais de 200 alunos de três escolas da rede municipal

O espanhol, com origem no latim falado, é o idioma oficial de 21 países, já incluindo Espanha, e é uma das línguas mais faladas no mundo, sendo o segundo idioma mais utilizado comercialmente. Pensando nessa importância, uma das Escolas Municipal de Educação Básica (EMEB’s) de Valinhos, Edina Aparecida Bampa da Fonseca, do Reforma Agrária, promoveu durante o ano letivo de 2022 um curso gratuito voltado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) formando, em dezembro, 41 alunos.
O projeto é uma ação voluntária da coordenação da unidade e facultativo à participação dos alunos que tiveram a oportunidade de visitarem, muitos deles pela primeira vez, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde puderam praticar o idioma.

O curso de espanhol, aplicado voluntariamente pelo coordenador pedagógico da escola da Reforma Agrária, Rogério de Souza Ezequiel, integra o projeto ‘VAE – Vamos Aprender Espanhol’. Iniciado há 8 anos, já formou cerca de 230 alunos incluindo de outras duas unidades, da EMEB Governador André Franco Montoro, no Bom Retiro, e EMEB Governador Orestes Quércia, no Jardim Novo Mundo. Vale ressaltar que os alunos não pagam material, matrícula, e mensalidade, pois o curso é gratuito e facultativo para todos alunos.

“Além das atividades em sala, o curso também disponibilizou aulas online pelo aplicativo WhatsApp para facilitar o aprendizado em casa. Já a visita ao aeroporto, em novembro, foi muito importante para a prática do idioma. Os alunos ficaram entusiasmados com a facilidade e a praticidade de aprendizagem ao terem contato com pessoas que falam a língua”, conta o coordenador Rogério.

“Fiquei muito feliz e quero aprender outros idiomas e conseguir um bom emprego para ajudar a minha família. Adorei conversar com uma pessoa em outro idioma”, diz a aluna Ana Clara Ferreira. O aluno Rafael Santos relata que é muito bom saber que aprendeu um idioma e de graça. “Foi uma boa oportunidade. Adorei participar do curso e conhecer ao espanhol”, comenta. Já a aluna Fernanda Laia diz que pensa em seu futuro profissional. “Quando estiver falando fluentemente o espanhol também quero estudar outro idioma e quem sabe trabalhar em outro país”, considera.

Para a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, o projeto voluntário de ensino de espanhol na EMEB da área rural acrescenta no desenvolvimento pedagógico dos alunos. “A ação busca desenvolver um conjunto de conhecimentos, referentes aos conceitos, procedimentos e atitudes relacionados ao espanhol que lhes permitam ser capazes, entre várias situações para a vida, despertar o interesse pela Língua Espanhola, desenvolvendo atos de comunicação discursivos a partir de suas experiências como leitor do mundo, enfatizando a construção do vocabulário como principal instrumento de aprendizagem e promovendo a pluralidade cultural”, afirma.

“Já tivemos um aluno que, pela facilidade que teve com o idioma a partir das aulas do projeto, morou fora do Brasil, em Madrid, na Espanha”, destaca ainda o coordenador Rogério que já faz planos para introduzir um novo projeto em 2023 na mesma EMEB, com a supervisão da Secretaria de Educação, para aplicação de um curso de língua italiana.

“Além do Inglês que é a segundo idioma obrigatório na escola pública, e do espanhol, os alunos também poderão contar com aulas de Italiano. O importante é que perceberem a relevância de fazer um outro idioma em termos de construção de conhecimento e de melhor inserção no mercado de trabalho. Tudo de graça e fora do horário normal de aula”, projeta ele.