13 JAN 2023
Valinhos programa 120 cirurgias de catarata em janeiro através do Cismetro

Pacientes já iniciaram os exames pré-operatórios no Hospital dos Olhos de Jundiaí

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde e por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), programou 120 cirurgias de catarata para o mês de janeiro. Os procedimentos são feitos no Hospital dos Olhos de Jundiaí, com a disponibilização de transporte até a cidade. Os pacientes já iniciaram os exames pré-operatórios.

“Como sempre enfatizo, atender a demanda de cirurgias eletivas é uma das principais metas do nosso plano de governo na área da Saúde. O Cismetro veio para somar nas nossas ações e, neste ano, daremos continuidade neste processo para zerar as filas de espera”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

No último final de semana, foram encaminhados 35 pacientes para os procedimentos que antecedem as cirurgias. Neste sábado, dia 14, mais 60 avaliações estão marcadas.

Para o próximo final de semana estão programadas 80 cirurgias e os agendamentos são feitos de acordo com a disponibilidade do Hospital dos Olhos. “Desde dezembro nós já encaminhamos cerca de 140 pacientes para as avaliações pré-operatórias e 80 cirurgias já foram realizadas. Agora estamos nos preparativos para mais 120 operações”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Cismetro

A Prefeitura de Valinhos aderiu ao Cismetro em 2021, com o objetivo de atender as demandas reprimidas, reduzir as filas de esperas por consultas, exames e procedimentos e equacionar os investimentos em saúde. Em relação às cirurgias, por meio do Cismetro são feitas as de catarata.

Desta forma, em 2022, Valinhos realizou mais de 500 cirurgias e 95.600 procedimentos. Somente de exames de ultrassonografia foram mais de 9 mil e as consultas médicas de atenção básica e especialidades, tanto com estrutura do município, quanto com estrutura do prestador, foram 3.836. Os procedimentos oftalmológicos foram mais de 5.900.

Local: Valinhos