17 JAN 2023
GABINETE DA PREFEITA
Tombo da Polenta e Pisa da Uva trazem a alegria italiana na 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba

Momento tradicional ocorre sempre aos domingos por volta das 14h

Feche os olhos e viaje até a Itália. Sinta o cheirinho da boa comida no fogão a lenha com aquela música alegre ao fundo e os nonos chamando para a refeição. No quintal, a tina de madeira com as uvas para o preparo do vinho. É neste clima familiar que acontece o Tombo da Polenta e a Pisa da Uva, promovidos pela Associação Italiana de Valinhos, que reproduz em detalhes uma cena do cotidiano italiano. Quem presenciou ambos os eventos na 72ª Festa do Figo e 27ª Exgoiaba ficou encantando com as tradições que acontecem todo domingo da festa, a partir das 14 horas. No domingo (15) a prefeita Capitã Lucimara Godoy também ajudou a mexer o panelão de polenta.

A polenta começa a ser preparada por volta das 8h30, no restaurante italiano, num panelão gigante, que entorna, aproximadamente, meia tonelada de polenta. O tacho é mexido devagar pelos idealizadores do evento. Quando se aproxima a hora do tombo, a cada mexida, eles pedem palmas, cantam e fazem o público cantar juntos. “É uma alegria contagiante”, garantiu a prefeita Capitã Lucimara.

Parada na 1ª fila do Tombo da Polenta, Márcia Juvenal, que veio de Arujá (SP) para participar da Festa do Figo e Expogoiaba, estava emocionada. “É sensacional. Não dá para descrever a emoção. Superou minhas expectativas”, contou. Ela recordou a história da sua família. “Meus nonos vieram da Itália, naquele navio clandestino para o Brasil”, acrescentou.

Outra visitante que se emocionou foi Maria de Pontes, que veio de Santos (SP). “Lembrei da minha mãe mexendo a panela em casa. Era infinitamente menor, claro”, dizia. Para ela, o evento superou as expectativas. “Foi lindo, emocionante demais. A festa inteira está linda, bem organizada”, afirmou.

Pisa de Uva
Em seguida ao tombo, acontece a Pisa da Uva no mesmo espaço. Aos poucos, as uvas são colocadas dentro de um tacho de madeira e, ao redor, têm mais caixas com a fruta para que muitas pessoas tenham o prazer de amassá-las. Ainda ao som de muita música italiana, os idealizadores do tombo entram na tina e, de braços dados, convidam as pessoas para entrar, inclusive crianças. E começam a rodar.

“Eu já estou aqui esperando a Pisa da Uva”, disse Márcia Juvenal, que esperava pisar nas uvas. Para ela, a festa inteira estava linda. “Amei a festa”, confirmou. Já Maria de Pontes também esperava sua vez dentro da tina com as uvas. “Outra coisa que adorei foi a apresentação de violas, que teve no Palco Frutas. É muito lindo”, afirmou.

Tradição
A polenta é um prato típico da região norte da Itália. Sua base é a farinha de milho, sendo a receita, quase um ritual e um símbolo de união familiar. De acordo com a tradição italiana, quem preparava a polenta para a família era sempre a matriarca. Depois do alimento pronto, a matriarca ficava na ponta da mesa, tombava a polenta em uma tábua e fazia a divisão do alimento entre os familiares.
A Pisa da Uva tem como objetivo mostrar para o público como era feito o vinho antigamente e também dar a oportunidade para que as pessoas vivenciem a sensação da pisa da uva. A atividade tem duração de meia hora.

72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba
Dias: 13 a 29 de janeiro
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Endereço: Rua Dom João VI, s/n - Jardim Planalto

Abertura dos portões:
Sextas-feiras: a partir das 18h, com exceção do dia 20 (Feriado de São Sebastião, padroeiro do município), que será a partir das 10h.
Sábados e domingos: a partir das 10 horas

Estacionamento (para visitantes)
Preço: $ 20,00
Vagas: Aproximadamente 500