30 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos informa canais digitais para agilizar consulta as vagas e entrevistas de empregos pelo PAT
Além dos meios disponíveis em parceria com o Governo Federal, Prefeitura divulga diariamente as vagas de empregos em site oficial

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, informa que o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) disponibiliza aos usuários do serviço alguns canais digitais, junto ao Ministério do Trabalho, que agilizam as consultas de vagas de emprego e facilitam o agendamento de entrevistas online viabilizadas por empresas interessadas em contratar mão de obra dos moradores do município. Também é possível buscar informações sobre seguro desemprego via internet e até mesmo viabilizar a Carteira de Trabalho Digital.

“O nosso PAT tem uma equipe sempre disponível para melhor receber os trabalhadores presencialmente, caso necessário. Mas, buscando agilizar o atendimento e para facilitar a rotina de quem busca uma colocação no mercado de trabalho, dispomos também de canais que são bem práticos e estruturados, em parceria com o Ministério do Trabalho, por meio dos quais incentivamos os trabalhadores a utilizarem com frequência para acesso rápido e seguro de várias informações e serviços”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Conforme o secretário da pasta, Rafael Agostinho, o PAT Valinhos divulga diariamente as vagas de emprego disponibilizadas no sistema do Posto. “Em média há mais de 100 vagas oferecidas diariamente para diversas áreas em nosso sistema do PAT e também abastecidas junto ao banco de dados federal. Pelo Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos, concebido no governo da Capitã Lucimara para atrair mais empresas ao município e gerar mais renda, buscamos aumentar o número de vagas de emprego aos moradores da nossa cidade”, informa.

Como ter acesso aos serviços

Entre os canais digitais estão o Sine Fácil e o Portal Emprega Brasil, onde inclusive pode-se acessar dados sobre seguro desemprego e Carteira de Trabalho Digital. O Sine Fácil Empregador pode ser acessado via site, pelo endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/apps/sine-facil-empregador, e o Sine Fácil Trabalhador pelo link: https://empregabrasil.mte.gov.br/361/sine-facil-a-vaga-de-emprego-na-sua-mao. O sistema também está disponível por aplicativo, para aparelhos de celular Android e IOS.

Pelo Sine Fácil, o trabalhador, por exemplo, pode consultar vagas de emprego disponíveis de acordo com o seu perfil profissional. É possível incluir informações como: exigências, benefícios, valor do salário, localidade e tipo de contratação. Se o trabalhador se interessar pela vaga, com um clique em “Quero Esta Vaga” ele será direcionado para agendar a entrevista. Já na opção “Agendar Entrevista”, o trabalhador terá informações sobre local, data e horário escolhidos. Em “Entrevistas Agendadas” estão disponíveis informações sobre as datas agendadas pelo aplicativo.

Uma boa facilidade do Sine Fácil é a busca por informações sobre seguro desemprego que podem ser obtidas no aplicativo para consulta do requerimento, recebimento de mensagens sobre a data de liberação das parcelas e o valor, bem como informações sobre notificação que suspendam o requerimento, recursos e dados do vínculo empregatício.

Além do Sine Fácil, informações sobre o seguro desemprego podem ainda ser acessadas pelo Portal Emprega Brasil, no link: https://empregabrasil.mte.gov.br, por meio do qual o trabalhador pode acessar as informações do último requerimento do seguro e verificar se as parcelas foram emitidas, se existe algum impedimento para habilitação e a data de pagamento.

Com relação à emissão da Carteira de Trabalho Digital, o serviço pode ser acessado pelo link: https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital. Neste caso, o PAT de Valinhos também oferece suporte presencial ao trabalhador que tenha dificuldade em fazer a emissão da carteira de forma online pela internet.

Atendimento PAT Valinhos

Além dos canais digitais disponibilizados pelo PAT de Valinhos, em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura divulga diariamente as vagas de empregos oferecidas pelas empresas por meio do Posto local que podem ser acessadas pelo site oficial da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br).

Quem preferir ser atendido presencialmente pode ainda se dirigir ao endereço do PAT, localizado na Rua Tomás Antônio Gonzaga, nº 58 – na Vila Papelão, das 8h30 às 16h00. Em caso de dúvidas, o PAT Valinhos oferece suporte através do atendimento no WhatsApp/Telefone:19-3849-7187.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos