30 JAN 2023
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
Com mais de 252,6 mil pessoas, 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba entra para história

Retomado após dois anos, evento recebeu valinhenses, turistas da região e até de outros estados que aprovaram esta edição

A 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba atraiu 252.612 visitantes durante três fins de semana, de 13 a 29 de janeiro. Somente no terceiro e último final de semana do evento foi registrado público de 95.270 pessoas. A volta da festa após dois anos de suspensão devido à pandemia da Covid-19 foi considerada um sucesso de público e de vendas de frutas.

Com muitos turistas da região e até de fora do Estado São Paulo, o que mais agradou foi a variedade de atrações, como os grandes shows, o talento dos artistas locais e regionais, os passeios de agroturismo, do trenzinho turístico e city tour, a qualidade das frutas, os leilões, os doces típicos, além do Tombo da Polenta, da Pisa da Uva e demais atrações dominicais.

“A Festa do Figo e Exgoiaba deste ano, em novo formato, teve clima de saudade, mas também de inovação e de expectativa para a próxima edição. Valeu a pena a dedicação da comissão organizadora, dos produtores, dos comerciantes, dos artesãos, da nossa corte, dos artistas, dos voluntários e, principalmente, do valinhense e dos turistas que acreditaram na nossa boa vontade. A festa foi linda do começo ao fim e cumpriu o seu papel”, comemorou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo a comissão organizadora, o último final de semana foi ainda mais concorrido. Na quinta-feira (26), o público foi de 9,8 mil pessoas. Na sexta (27), saltou para 20.890 valinhenses e turistas, enquanto no sábado (28) chegou a 38.124 pessoas. No domingo (29) o público ficou em 26.456. No segundo final de semana (19 a 22), o público chegou a 93.656 pessoas e no primeiro final de semana (13 a 15) começou com 63.686.

“Tivemos uma grande presença de público em três fins de semana, superando todas as nossas expectativas. É uma festa que entrou para a história”, comemorou o secretário de Cultura, Ricardo do Vale, também presidente da comissão organizadora, que lembrou que houve duas quintas-feiras solidárias, com funcionamento somente do Parque de Diversão e da área de alimentação.

O evento contou com nove grandes shows. No primeiro fim de semana teve Inimigos da HP, a dupla Hugo e Guilherme e Matogrosso e Mathias. No segundo fim de semana de evento Valinhos recebeu o DJ Alok, o sertanejo Gustavo Mioto e a Turma do Pagode. O último fim de semana de festa teve a dupla Rick e Renner, a cantora Ana Castela e Bruna Viola encerrou a festa.

Já entre as atrações musicais regionais e locais, 109 artistas subiram nos Palcos Frutas (Palco 1), no Restaurante e na Tenda do Rock. Cada um apresentou seu estilo musical, com 36 destes no Palco Restaurante, 32 na Tenda do Rock e no Palco Frutas foram 41 apresentações.

Finalizando o balanço da festa, o presidente do Sindicato Rural e da Associação Agrícola de Valinhos e Região, Pedro Sidnei Pellegrini, garantiu que o setor agrícola ficou satisfeito com o resultado das vendas desta festa. “Já posso adiantar que foi um sucesso. Estão todos de parabéns, muitos visitantes e excelentes vendas”, confirmou o presidente de ambas instituições.

Vinda de Caraguatatuba, a dona Daeko Nishishima aprovou tudo o que viu. “A festa está linda. Eu já tinha vindo uma vez, mas faz tempo”, explicou. Segundo ela, para quem perdeu este ano, já marca no calendário do próximo ano. “Eu recomendo sim. Está tudo lindo, nota cem”, acrescentou.

A supervisora comercial de Campinas, Maristela Vieira da Silva, gostou muito da organização. “Está tudo muito integrado. Achei lindo a parte das artesãs, que até comprei um kit”, adiantou. Para ela, a festa serviu inclusive para unir mais a região. “É uma oportunidade de se reunir, de fazer um movimento entre as cidades”, concluiu.

Segurança
Além das demais atrações, os frequentadores enalteceram a sensação de segurança. Segundo balanço da GCM, teve zero registro de furtos e roubos de veículos durante o período da festa. “Mesmo com grande circulação de pessoas, não tivemos grandes ocorrências, nem arrastões, nem brigas”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Para ele, o ambiente seguro torna a festa ainda mais atrativa, para os produtores, para os valinhenses, para as famílias e para os turistas. O secretário agradeceu a atuação conjunta das Polícias Militar, Militar Rodoviária e a Civil, assim como a terceirizada, com participação de 150 seguranças, além da GCM.