31 JAN 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
Prefeitura de Valinhos amplia serviço de Zeladoria
Com chuvas acima da média, cidade agora conta com cinco equipes trabalhando no corte de mato, poda de árvore e limpeza pública

As chuvas torrenciais que castigam várias cidades da região desde dezembro também trouxeram impactos em Valinhos, onde várias medidas foram tomadas pela prefeita Capitã Lucimara Godoy. A mais recente é a ampliação do serviço de Zeladoria, com aumento de 166% do número de equipes.

“Antes tínhamos três equipes, quantidade que se tornou insuficiente diante dos volumes de chuvas acima da média histórica. Fizemos um aditivo no contrato e o número mais que dobrou. Valinhos conta agora com cinco equipes de Zeladoria”, enfatiza a prefeita.

Os trabalhos são realizados simultaneamente em várias regiões da cidade, onde são feitos o corte de mato, a poda de árvore, a limpeza das praças, escolas, centros comunitários, parques, unidades de saúde e demais locais necessários.

Nesta terça-feira (31), por exemplo, as unidades de ensino Professor Antônio Alves Aranha, Tio Pedro Brandini, Dom Agnello Rossi, Nova Palmares, além do Centro Comunitário e do Cras do Jardim Figueiras receberam ações de Zeladoria. Da mesma forma, houve roçada mecanizada e Cata-Papel na Praça Renato Luiz Spadaccia.

MÉDIA DE CHUVAS

Dados atualizados nesta terça-feira (31) pelo ARES-PCJ mostram que a chuva acumulada em janeiro chegou a 387,20 mm, conforme os registros da estação de captação do Rio Atibaia. A chuva média mensal de janeiro é de 223,74 mm. Portanto, o aumento foi 173,10%.

Além da ampliação das equipes de Zeladoria, a Operação Tapa-Buraco foi intensificada e a Prefeitura de Valinhos iniciou obras emergenciais em oito locais mais críticos. “Nosso trabalho não vai parar. Estamos buscando recursos estaduais para ir além e enfrentar desafios antigos que exigem investimentos para obras de prevenção de alagamentos e enchentes em Valinhos”, destaca capitã Lucimara.

Local: Valinhos