01 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos e Sebrae levam inovação e desenvolvimento sustentável aos produtores rurais e empreendedores
Foto Noticia Principal Grande
Entre as frutas cultivadas em Valinhos está o mirtilo em propriedade no Macuco, em Valinhos.

“ALI” integra programas municipais de geração de renda e incentivo a agricultura familiar

Em parceria com a Prefeitura de Valinhos, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) promove no município o Programa Brasil Mais com a participação de 15 empreendedores e produtores rurais que recebem em suas empresas ou propriedades os Agentes Locais de Inovação (ALI). Os participantes foram selecionados em 2022 e, durante sete meses, foram acompanhados pelos agentes no dia a dia das suas atividades comerciais e agrícolas visando melhores práticas de gestão para aumentar o faturamento, reduzir custos e inovar cada vez mais.

A primeira turma da formação que é totalmente gratuita iniciou o ciclo em março e a outra em outubro. Ao todo são 10 encontros, sendo oito visitas de uma agente em cada empresa ou propriedade e dois encontros em grupo com os participantes. Para 2023, a ação será ampliada em Valinhos, com a abertura de mais uma edição do ALI dentro do Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos a partir de março com mais dois ciclos.

“Incentivamos os empreendedores e agricultores de nossa cidade a participarem desta grande iniciativa que é o ALI, envolvendo pequenas empresas em setores, segmentos, cadeias produtivas, arranjos produtivos, municípios de interesse turístico, entre outros critérios para realizar um diagnóstico, apresentar soluções e acompanhar a aplicabilidade. Temos desde 2021 investido em diversas ações para orientar e apoiar as empresas e produtores rurais para a geração de emprego e renda e também em busca do desenvolvimento da agricultura familiar”, explica prefeita Capitã Lucimara.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, a Prefeitura implantou o Programa Desenvolve Valinhos e também o Programa Valinhos Agro por meio das parcerias da administração com o apoio do Sebrae-SP. São iniciativas fomentadoras de projetos de desenvolvimento local, diretamente acompanhadas pelos departamentos de Inovação e de Agricultura. “A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Sebrae, apoia ações que, assim como o ALI, estimulam o empreendedorismo e o crescimento das micro e pequenas empresas da cidade”.

O gestor Regional do Programa ALI Rural em Campinas, Sizinio Augusto Guimarães Neto, explica que o programa também propõe a partilha de conhecimentos e experiências entre produtores e agentes de Inovação por meio de encontros individuais e discussões participativas. “O objetivo é visualizar novos caminhos e alternativas para o enfrentamento das dificuldades dos participantes, guiados por ferramentas de gestão ágeis. Desta forma o ALI tem colaborado na construção de um futuro possível através de implantação de melhorias, ferramentas, produtos e serviços criativos e inovadores para o empreendimento rural. Com o potencial produtivo que tem, Valinhos está sempre em nosso radar, com um bom número de produtores e esperamos que muitas mais participem”, destaca Neto.

Além da Prefeitura, Neto lembro que o Sebrae conta com o apoio das associações de moradores das regiões rurais do município, da Associação Agrícola e do Sindicato Rural de Valinhos para divulgar a importância do envolvimento dos produtores nesta iniciativa. Em Valinhos, o próximo ciclo do ALI Rural terá início em março e as inscrições já podem ser realizadas pelo link: https://forms.office.com/r/bw1aKhZJE1.

DIVISOR DE ÁGUAS

E quem já fez parte do programa conta que aprovou. Os irmãos Oliveira, que têm produção de diversas frutas e legumes de época, receberam os agentes na propriedade, na Reforma Agrária. “A visita dos agentes durante foi um divisor de águas para a gente, que desenvolve a agricultura familiar e vendemos nossos produtos nas feiras promovidas pela Prefeitura. Aprendemos melhor como forma uma boa carteira de clientes, quando plantar os alimentos na melhor época do ano, formação de preços com maior margem de lucro, entre outras orientações. Foi excelente!”, disse João Batista de Oliveira.

A agricultora Rosa Yamamoto, que juntamente com a família produz goiabas e mirtilo na chácara, no bairro Macuco, disse que foi importante participar do ALI. “Através do Programa pudemos identificar bastante falhas que estávamos cometendo e aprendemos como melhorar. Aprendemos por exemplo sobre o controle de caixa, vendas, divulgação na internet. Até a patente para a nossa marca Yamamoto Mirtilo foi o Sebrae que nos apoiou. Foi muito válido”, falou ela.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos